O Professor Jean Toscano, doutor em Ciências da Saúde e docente do Instituto de Educação Física e Esportes (Iefe) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), teve recentemente um trabalho aprovado para apresentação no 31º Porto Cancer Meeting. Este é um evento internacional de grande relevância que será realizado de 14 a 16 de maio, na Universidade do Porto, em Portugal.
O estudo, intitulado The Impact of Multicomponent Exercise Training on Health Indicators in Breast Cancer Survivors in a Clinical Setting, integra as atividades do pós-doutorado do professor na Universidade de Coimbra. O evento, reconhecido por seu caráter multidisciplinar, reunirá pesquisadores da Europa e da América do Norte para discutir diversas temáticas relacionadas ao tratamento do câncer.
O trabalho aprovado é fruto de um projeto de pesquisa e extensão coordenado pelo professor Jean Toscano em parceria com o setor de oncologia da Santa Casa de Misericórdia de Maceió. O projeto COM AÇÃO tem como objetivo principal a aplicação de um programa de exercícios físicos em mulheres diagnosticadas com câncer de mama.
A pesquisa aponta os benefícios do projeto em sobreviventes de câncer de mama. “A intervenção busca avaliar o impacto da atividade física em diversos indicadores de saúde, como depressão, qualidade de vida, sono, dores, fadiga, pressão arterial, peso corporal, força, flexibilidade e resistência cardiorrespiratória”, informou o pesquisador.
Iniciado em 2020, o projeto precisou ser interrompido devido à pandemia de covid-19, mas, em 2022, as atividades foram retomadas e, desde então, a intervenção tem sido realizada na Santa Casa. A cada semestre, o professor seleciona voluntários acadêmicos do curso de bacharelado em Educação Física para auxiliar na aplicação do protocolo de exercícios sob sua supervisão direta.
Ao longo do projeto, aproximadamente 60 mulheres já foram beneficiadas pela iniciativa. O próximo passo da pesquisa será a elaboração e a submissão dos resultados obtidos em periódicos científicos especializados na temática, contribuindo assim para o avanço do conhecimento sobre a relação entre exercício físico e saúde de pacientes oncológicas.
Fonte: Ascom Ufal