O último sábado de março foi um dia de ciência para Arapiraca. É que a Universidade Federal de Alagoas promoveu a Mostra Científica Conectando Mentes Brilhantes: ciência, tecnologia e inovação (CT&I) em movimento. O evento reuniu um público diversificado que pode aprender e se divertir num espaço montado no Partage Arapiraca Shopping.
Foram 33 mostras organizadas pelos professores Alysson Wagner Fernandes Duarte, coordenador de Pesquisa do Campus Arapiraca, e Thaissa Lúcio Silva, tutora do PET Química. Esse evento buscou ampliar o acesso às ações públicas e gratuitas de divulgação e popularização da ciência, despertando o interesse de crianças, jovens e adultos por temas relacionados à ciência, tecnologia, sustentabilidade e inovação.
“Tivemos ‘casa cheia’, vimos olhos brilharem ao se depararem com experimentos das mais diversas áreas, robôs, tecnologias, inovações, exposições, além de atividades voltadas à saúde da população em geral. Acreditamos que a missão foi cumprida. A ciência foi verdadeiramente popularizada em um evento que, sem dúvidas, entrou para a história da nossa cidade”, destacou a professora Thaissa.
A atividade contou com a participação de vários grupos de estudantes de Arapiraca e municípios vizinhos como Taquarana, Palmeira dos Índios e Tanque d’Arca. Muitas crianças compareceram e dividiram o espaço de conhecimento com jovens, adultos e idosos, realizando experimentos e tendo a oportunidade de aprender mais. As mostras ofereceram uma variedade de temas que vão desde biologia e química até robótica e educação ambiental.
Para o evento Conectando Mentes Brilhantes, a Ufal teve parceria do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA-AL), da Secretaria de Educação de Arapiraca, Unopar, Uneal, Ifal, Unimed Metropolitana do Agreste, Oops Telecom, Faculdade Cesmac do Sertão e Sebrae.
Os cursos de Química, Medicina, Pedagogia, Letras, Física, Matemática, Ciências Biológicas, Nutrição e Enfermagem se envolveram na realização das atividades, com a colaboração de 40 servidores entre docentes e técnicos e cerca de 250 monitores, estudantes de graduação e pós-graduação, além de alguns egressos.
“Agradecemos a todos os colegas docentes, aos estudantes que protagonizaram as mostras, às instituições parceiras e aos colaboradores. O evento foi possível graças ao empenho e a dedicação de todos”, reforçou o professor Alysson Duarte.
Confira mais sobre esse dia no Instagram: @snctiufalarapiraca.
Fonte: Ascom Ufal