O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) comemorou nesta segunda (14), o Dia do Técnico Auxiliar de Regulação Médica (Tarm), que é o profissional fundamental na cadeia de atendimento pré-hospitalar móvel de urgências e emergências. São eles os primeiros a atender as ligações telefônicas da população, sendo responsáveis por realizar a triagem inicial e repassar, com precisão, as informações ao médico regulador de plantão
Para comemorar a data, uma equipe de profissionais dos serviços de Fisioterapia, Saúde Ocupacional, Serviço Social e Psicologia, esteve na Central de Regulação Unifica (CRU), em Maceió, e fez uma breve homenagem, distribuindo um chocolate e panfleto sobre a importância deles no atendimento do Samu.
Em Alagoas, duas centrais reguladoras operam o serviço: uma em Maceió e outra em Arapiraca. Em ambas, os Tarms têm papel essencial, identificando ligações telefônicas, detectando possíveis trotes, acolhendo emocionalmente quem está em situação de desespero e garantindo a continuidade rápida do atendimento. Além deles, há ainda os rádios operadores, responsáveis pela comunicação com os condutores das viaturas para que o socorro chegue o mais rápido possível.
A coordenadora do Samu Maceió, enfermeira Beatriz Santana, destacou a importância do trabalho desses profissionais. “Os Tarms são essenciais no serviço de urgência e emergência pré-hospitalar móvel, porque fazem a triagem dos atendimentos e repassam ao médico regulador as informações fundamentais para a definição da conduta do médico regulador de plantão”, afirmou.
Para o coordenador médico do Samu Maceió, médico Adriano Belo, os Tarms representam a linha de frente do atendimento. “Eles são a porta de entrada do Samu. São treinados para detectar sinais das urgências e emergências, inclusive para identificar se é trote. Além disso, são ágeis, o que garante um fluxo mais rápido e eficiente no atendimento às vítimas”, ressaltou.
A Tarm Maria Felix dos Santos, que atua há mais de 10 anos no serviço, fala da sua trajetória. “Tenho orgulho em fazer parte do Samu. Para mim, é motivo de alegria e aprendizado, e em saber que o meu trabalho ajuda dezenas de pessoas todos os dias, é muito gratificante”, disse.
Um dos supervisores dos Tarms do Samu Maceió, José Mário Vieira Soares, também falou sobre as equipes. “Ao longo desses anos, os Tarms vêm acolhendo e ajudando a população nos momentos mais difíceis de suas vidas. É gratificante prestar esse serviço. As equipes são unidas, competentes e comprometidas com o objetivo maior: salvar vidas”, destacou.
Quando devo chamar o Samu – 192?
– Dores no peito de aparecimento súbito;
– Crise convulsiva (ataques e convulsões);
– Intoxicação ou envenenamento;
– Queimaduras;
– Trabalho de parto com situação de risco;
– Perda de consciência (desmaio);
– Falta de ar;
– Queda acidental (em casa e na rua);
– Sangramento com hemorragia;
– Crise hipertensiva;
- Acidente de Trânsito
Fonte: Arnaldo Santtos / Ascom Samu