Estão abertas as inscrições para o IV Fórum Perinatal de 2025, que ocorrerá na próxima terça-feira (29), no auditório do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran), no bairro Cidade Universitária, em Maceió. A ação, realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio da Rede Alyne, destina-se a profissionais que atuam na assistência materna e infantil e, para se inscrever, basta acessar o link (https://doity.com.br/forumtransporteseguro).
Durante o evento será discutido o tema Segurança para o Transporte Neonatal, em palestras ministradas pela médica da Maternidade Escola Santa Mônica (MESM) Junko Asakura. Também será facilitadora do IV Fórum Perinatal de 2025, a assistente social e analista de trânsito do Detran/AL, Audijane Medeiros.
Os participantes serão certificados e deverão se tornar multiplicadores de informação. Além de ter a capacitação sobre prevenção e protocolos de encaminhamento neonatal, o processo de transporte neonatal envolve protocolos e diretrizes específicas, visando garantir o bem-estar e segurança dos pacientes.
A assessora técnica da Rede Alyne de Alagoas, fisioterapeuta Bárbara Rose, ressalta que abordar o tema Segurança para o Transporte Neonatal é fundamental para que os os protocolos e normas técnicas específicas sejam aplicados e assegurados aos recém-nascidos, para que recebam a assistência adequada durante o transporte de uma unidade de saúde para outra.
“A segurança no transporte neonatal pode impactar diretamente a saúde e a sobrevivência dos bebês, especialmente aqueles que necessitam de cuidados especiais. O Fórum Perinatal sensibiliza os profissionais e gestores sobre a importância de estratégias e evidências que assegurem um transporte seguro, contribuindo para a melhoria da qualidade do atendimento e a construção de alianças estratégicas no SUS”, disse.
FÓRUM PERINATAL
O Fórum Perinatal da Rede Alyne promove o aprimoramento da atenção materna e infantil, com base em estratégias e evidências que garantam a participação dos representantes do SUS. Durante suas edições, os gestores e profissionais são sensibilizados sobre a necessidade de aprimorar a atenção ao parto e nascimento, construindo alianças estratégicas por meio de estudos científicos e evidências da gestão brasileira e de outros países.
Fonte: Ascom Sesau/AL