Um dos grandes impactos negativos da vida urbana, sem dúvida, é a poluição sonora. Ruídos de veículos, construções, sirenes, alto falantes e de outros emissores afetam o bem-estar das pessoas durante o dia e até durante o sono. E a busca pelo conforto sonoro será o foco do VIII Simpósio de Acústica, que acontecerá no próximo dia 25, no Hotel Jatiúca, em Maceió.
Com o tema "Acústica, arquitetura & cidade", o evento reunirá especialistas para discutir como a influência sonora impacta a vida urbana e as soluções para ambientes mais confortáveis e saudáveis.
O simpósio está sendo promovido pela Sociedade Brasileira de Acústica - Regional Nordeste (Sobrac NE), com co-realização do Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas (CAU/AL). O evento busca conscientizar profissionais e levar informação relevante para a população sobre a importância de ambientes com boa qualidade sonora.
“Vamos falar sobre mapeamento acústico, o que fazer com os ruídos nas cidades, como a arquitetura pode melhorar a paisagem sonora e acústica ambiental. Além disso, trataremos como uma acústica inadequada é um problema constante em projetos arquitetônicos, e como corrigir essas questões. Será um dia de muito conhecimento, com palestras de grandes profissionais do Nordeste", diz a coordenadora local do simpósio, a arquiteta e professora da Ufal, Maria Lúcia Oiticica.
CIDADES SAUDÁVEIS
Para o presidente do CAU/AL, arquiteto Geraldo Faria, o simpósio traz um importante debate para a construção de cidades mais saudáveis, seja nos espaços públicos ou privados. Para ele, a iniciativa da Sobrac NE, com a co-realização do CAU/AL, busca promover cidades e construções mais adequadas às necessidades das pessoas.
"É um dever de todos nós, enquanto sociedade, buscar um desenvolvimento urbano sustentável. E reunir especialistas que trazem ideias e soluções é uma forma de contribuir para isso. Não só conscientizando profissionais de arquitetura e urbanismo, mas também o poder público e o próprio segmento da construção civil", considera Geraldo Faria.
No dia 25 pela manhã, a programação do simpósio abordará a relação entre Acústica e Cidade, com discussões sobre os desafios sonoros nos espaços urbanos. À tarde, o tema será Acústica e Arquitetura, explorando como o design e os materiais de construção podem contribuir para ambientes internos mais agradáveis acusticamente.
Além das palestras e mesas redondas, haverá uma exposição de materiais acústicos, aberta ao público. Profissionais de arquitetura e urbanismo em dia com CAU/AL têm desconto no valor das inscrições.
A Sobrac NE informa ainda que qualquer pessoa com interesse no tema pode participar. As inscrições estão disponíveis pelo site do conselho em www.caual.gov.br ou na página do evento, em www.even3.com.br/viiisimposioacustica.
SERVIÇO:
Evento: VIII Simpósio de Acústica - Acústica, arquitetura & cidade
Data: 25 de abril - Das 8h às 12h e das 15h às 19h
Local: Hotel Jatiúca, Maceió-AL
Informações e Programação: www.even3.com.br/viiisimposioacustica
Fonte: Assessoria