Dólar com. 5.6856
IBovespa 3
06 de maio de 2025
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Mercado espera última alta da Selic em 2025: 14,75% ao ano
05/05/2025 às 23h30

Geral

Perito criminal representa Alagoas em curso nacional promovido pela Senasp

Capacitação reuniu peritos do Brasil para promover integração entre áreas forenses e fortalecer a atuação em locais de crime

Foto: Ascom Polícia Científica

O perito criminal Israel Bezerra foi o único representante de Alagoas a participar do Curso de Local de Crime com Balística, Laboratório, Papiloscopia e Medicina Legal, promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). O treinamento reuniu especialistas de todas as regiões em uma experiência imersiva e multidisciplinar.

A cerimônia de abertura ocorreu no Ministério da Justiça e Segurança Pública, em Brasília, e as aulas e atividades práticas foram realizadas na Polícia Civil do Distrito Federal (PC-DF). Apenas um perito de cada estado, além de representantes da Força Nacional e da Polícia Federal, participou da instrução, reforçando a importância estratégica da capacitação técnica e da integração pericial no país.

Israel Bezerra explicou que o curso teve como principal objetivo promover a integração entre diferentes áreas da perícia criminal, unindo conhecimentos e práticas de balística, laboratório forense, papiloscopia e medicina legal. O perito destacou que a iniciativa teve como foco a atuação conjunta e eficaz em locais de crime.

“O curso foi extremamente enriquecedor. Entendo que a importância do curso para meu crescimento profissional está na ampliação do olhar técnico e multidisciplinar, essencial para uma atuação pericial mais apurada”, assegurou Bezerra.

O perito que atua na perícia externa do Instituto de Criminalística de Maceió ainda destacou um dos principais aspectos do curso. Ele diz que traz na bagagem o intercâmbio de experiências com peritos de diversos estados e o reforço de protocolos integrados. 

“O aspecto mais interessante foi a abordagem prática da integração entre os setores, principalmente a correlação entre vestígios balísticos, biológicos e digitais no local de crime. É algo que pretendo aplicar em Alagoas para aprimorar o fluxo de trabalho pericial e a qualidade dos laudos”, afirmou o perito.


Fonte: Aarão José / Ascom Polícia Científica

Todos os direitos reservados
- 2009-2025 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]