A Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas (Eenf) vai promover, em parceria com a Associação Brasileira de Enfermagem (Aben) - seção Alagoas, a 86ª Semana Brasileira de Enfermagem (Seben 2025). A conferência de abertura está marcada para o dia 12 de maio, às 18h, pela Aben nacional, com transmissão pelo canal oficial da associação no Youtube.
Já a programação local, em Maceió, será realizada nos próximos dias 13 e 14, no Auditório Vera Rocha, na Eenf, no Campus A. C. Simões, em Maceió.
O tema desta edição é Saúde planetária: desafios e a atuação crítica da Enfermagem. “Construído coletivamente por abenistas de todo o país, o tema convida à reflexão sobre um dos temas mais urgentes de nosso tempo”, reforçam os organizadores.
As inscrições estão abertas por meio de formulário eletrônico disponível aqui e o prazo para submissão de trabalhos foi estendido até a próxima sexta-feira (9). Basta acessar o link para saber mais sobre os critérios exigidos no edital.
A saúde planetária é um campo transdisciplinar que reconhece a interdependência entre a saúde humana e a saúde do planeta. Envolve a análise e mitigação dos impactos das ações humanas nos sistemas naturais, como mudanças climáticas e perda de biodiversidade, e o seu impacto na saúde humana.
Programação
As atividades do evento serão concentradas sempre das 8h às 17h e o primeiro dia da programação vai contar com a participação da presidente da Aben Alagoas, a professora Maria Rejane Calheiros da Virgem. Ela fará a conferência intitulada Contribuindo para alcançar a Saúde Planetária: atuação crítica dos profissionais da Enfermagem.
Em seguida, a professora Maria Cícera dos Santos Albuquerque vai ministrar a palestra Comunidades feridas pelo impacto do desastre socioambiental em Maceió. A programação ainda contempla debates sobre a saúde do trabalhador e a atuação dos enfermeiros nas comunidades tradicionais.
O segundo dia do evento será dedicado à apresentação de trabalhos, rodas de conversa sobre cuidados de enfermagem para doenças negligenciadas; saúde emocional na enfermagem; e Mães atípica: empreender no contexto da saúde planetária.
Neste último dia também haverá a palestra Experiências de cuidado com a saúde planetária: Educação ambiental a partir de um olhar para o controle de resíduos, ministrada por Aryanny Kelly Cavalcante Silva. E para encerrar, os organizadores farão a sessão de premiação, onde os melhores trabalhos vão receber o prêmio Enfermeira Lenir Nunes da Silva Oliveira.
Atividade Pré-evento
Nesta quinta-feira (8), às 16h, está marcada a Cerimônia de Outorga de títulos de Doutor Honoris Causa e Professor Emérito pela Universidade Federal de Alagoas a docentes do curso de Enfermagem. As homenagens serão feitas no auditório da Reitoria.
Fonte: Ascom Ufal