A endometriose é uma doença inflamatória crônica que acomete muitas mulheres, na faixa etária de 15 aos 45 anos. Graças aos investimentos do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), pacientes acometidas pelo problema têm acesso ao diagnóstico e tratamento no Ambulatório Estadual de Endometriose, localizado no Hospital da Mulher de Alagoas, em Maceió.
"Por isso é importante que a paciente auxilie no tratamento, alterando hábitos alimentares, praticando exercícios físicos e recebendo o tratamento médico com medicações para bloqueio da menstruação para o alívio dos sintomas da endometriose”, destaca a ginecologista.
Além das consultas com ginecologista especialista, o Ambulatório Estadual de Endometriose também dispõe de uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, nutricionistas, como também médicos cirurgiões. Estes profissionais auxiliam as pacientes na busca por uma vida mais saudável, focada no corpo e mente.
“A unidade também oferece a cirurgia por videolaparoscopia em casos onde há lesão localizada no ovário ou que tenha adenomiose localizada no útero”, destaca Karine Lucena.
Beneficiada
Entre as alagoanas beneficiadas pelo Ambulatório Estadual de Endometriose está a costureira Maria Simone Nascimento, de 44 anos, moradora de Maceió. Ela vem sendo acompanhada pela equipe há oito meses e conta que, por anos, sentiu dor pélvica sem o diagnóstico da doença.
“Desde que iniciei o atendimento no ambulatório tive uma melhora no meu quadro e não estou sentindo mais dores. O atendimento da equipe é muito bom e, além de ser atendida pela ginecologista, também sou acompanhada pela nutricionista que está me ajudando neste processo”, relata a Simone Nascimento.
Acesso
Para ter acesso ao Ambulatório Estadual de Endometriose, o encaminhamento da paciente deve ser providenciado por uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou pelas Secretarias Municipais de Saúde (SMSs). O agendamento ocorre por meio do Sistema de Regulação (Sisreg).
Fonte: Ascom Hospital da Mulher de Alagoas