O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA) participou, na quinta-feira (8), de uma mesa-redonda no evento BioViva, promovido pelo Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Técnicas do Herbário MAC representaram o órgão ambiental e discutiram a vivência prática na formação do biólogo, enfatizando o papel dos estágios supervisionados nesse processo.
Na ocasião, Erlande Lins, bióloga e consultora ambiental do Herbário MAC, compartilhou com os alunos do curso de Ciências Biológicas da Ufal uma visão geral sobre a atuação prática na área. Durante o encontro, ela abordou desde a rotina no Instituto até a elaboração de exsicatas, além de destacar projetos e atividades desenvolvidas.
“Participamos desta mesa-redonda para mostrar como o estágio é realizado no IMA, mais especificamente no Herbário. Trouxemos um pouco das nossas vivências, bem como os projetos desenvolvidos e as atividades realizadas. Assim, os estudantes podem conhecer melhor como funciona o cotidiano no instituto e na profissão”, expõe a bióloga.
Atualmente, o Herbário vai além dos trabalhos científicos e da catalogação de espécies, pois investe em ações de educação ambiental e aproximação com a sociedade. Entre elas, estão o projeto Botânico Mirim, voltado para crianças, e o Herbário de Portas Abertas, que apresenta as atividades à comunidade e instituições parceiras.
Para o professor do ICBS da Ufal Lailson Rodrigues, trazer as instituições para dialogar no campus permite que não apenas aqueles que já estagiaram, mas também os que estão iniciando o estágio compreendam melhor quais campos de atuação e possibilidades de progressão profissional existem nessa área.
“O estágio é uma pauta muito pertinente a ser discutida e, ao longo dos anos, contamos com instituições como o IMA para receber nossos estudantes e lhes proporcionar espaços de formação, articulando teoria e prática e favorecendo a compreensão do campo profissional”, explica Rodrigues.
Assim, a mesa-redonda promovida durante o evento buscou aproximar os estudantes da realidade profissional, ao apresentar alternativas possíveis dentro da área de atuação do biólogo. Ao reunir estagiários e representantes de instituições parceiras, a atividade permitiu um diálogo direto sobre experiências, desafios e oportunidades no campo da biologia.
"Acho muito importante os alunos terem esse conhecimento sobre as possibilidades de estágio, e o evento traz essa mesa-redonda justamente para que o aluno tenha tanto a perspectiva de quem já estagia quanto de pessoas que representam setores e instituições", afirma a estudante do ICBS e estagiária, Thaisa da Silva.
Fonte: Ascom IMA