A Prefeitura de Maceió participa da Semana Nacional do Registro Civil - Registre-se! com a oferta de atendimento nas áreas de serviço social e saúde. O evento, que é promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), iniciou nesta segunda-feira (12) e prossegue até o dia 13 de maio, na Escola Municipal Rui Palmeira, das 8h às 17h, no Vergel do Lago.
Foram oferecidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar de Maceió (Semdes) serviços do Cadastro Único, Carteira do Idoso, Carteirinha do Autista, orientações sobre os programas do Governo Federal como Bolsa Família, cartão Cria e Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou consultas clínicas, vacinação, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, HIV, Sífilis, hepatites e emissão do cartão do SUS.
Rosimeire Maria foi atualizar o Cadastro Único e destacou para o atendimento humanizado da Prefeitura de Maceió. “Estou muito feliz em atualizar o meu CadÚnico e resolver todas as pendências, principalmente com esse atendimento maravilhoso que recebi pelos profissionais da prefeitura, muito atenciosos. Estão de parabéns”, disse.
Quem for até o local da ação também terá à disposição os serviços ofertados pelas instituições parceiras da campanha.
Confira:
Emissão de 1ª e 2ª vias de Certidão de Nascimento;
2ª via de certidões de casamento e óbito;
RG, CPF e Carteira de Trabalho;
Emissão de Título de Eleitor;
Informações sobre direitos e benefícios previdenciários e assistenciais;
Cartão de Identificação de Pessoa com Deficiência;
Assistência jurídica;
Auxílio no Protocolo de Solicitação da Condição de Pessoa Refugiada;
Orientação sobre casos de violência doméstica e familiar contra a mulher, crianças e adolescentes.
Registre-se!
A campanha é promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com o judiciário alagoano e instituições parceiras, tendo como objetivo combater o sub-registro de nascimento e ampliar o acesso à documentação básica em todo o estado de Alagoas.
Em 2025, a iniciativa tem especial atenção às populações indígena e carcerária, às pessoas em situação de rua e aos refugiados.
Além da Prefeitura de Maceió, participam também da Semana Nacional do Registro Civil a Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Instituto de Identificação, Receita Federal, Distrito Sanitário Especial Indígena, Polícia Federal, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Alagoas, Instituto Nacional do Seguro Social, Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais, Ordem dos Advogados do Brasil, Defensoria Pública do Estado de Alagoas, Ministério Público de Alagoas e Tribunal de Justiça de Alagoas.
Fonte: Matheus Silvino/ Ascom Semdes