A Secretaria Extraordinária do Bem-Estar Animal de Maceió (Sebema) tem mudado a rotina de famílias em situação de vulnerabilidade e de protetores independentes de animais com atendimento veterinário gratuito realizado dentro das próprias residências.
Em uma das visitas ao bairro de Ipioca, parte baixa da capital, a equipe foi recebida por Juliana Conceição, que tem animais em casa e destacou a importância de receber os cuidados necessários sem precisar sair.
“Eu achei tudo muito bom e importante, eles vieram bem preparados, examinaram os animais, orientaram, e ainda deram encaminhamento para a castração depois que a minha cadela parar de amamentar. E tudo isso sem eu precisar sair de casa. Foi um cuidado que fez toda diferença”, relatou a tutora dos pets.
Composta por médicos veterinários, técnicos e assistente social, a equipe realiza avaliações clínicas, exames e encaminhamentos para castração. Além do atendimento animal, também são observadas as condições sociais das famílias, promovendo encaminhamentos quando necessário.
Para o diretor da Sebema, Thiago Falcão, essas ações são muito importantes para aproximar o serviço público da população e tem como objetivo facilitar o acesso à saúde animal, promovendo cuidado com responsabilidade social.
“Estamos em mais uma visita técnica, aproximando os serviços da nossa secretaria de tutores que amam os pets, mas que não têm condições de se deslocar para exames, vacinação e castração. Tudo isso é possível graças ao trabalho do nosso prefeito JHC, que garante estrutura e liderança para que o projeto funcione com eficiência em toda a cidade”, declarou.
Atendimento
Quem desejar ter acesso ao atendimento domiciliar deve entrar em contato com a central da Secretaria por meio do WhatsApp 82 98752-6505. Após isso, a equipe técnica realiza uma triagem social e técnica, garantindo que os atendimentos sejam destinados a quem realmente precisa.
Para os tutores que não se enquadram nos critérios do atendimento domiciliar, a Prefeitura garante atendimento médico veterinário, de segunda a sábado, das 8h às 16h (exceto feriados), na Unidade de Vigilância de Zoonoses. Além disso, programas itinerantes como o Saúde Pet, o Saúde da Gente e o Brota na Grota também oferecem consultas em diferentes pontos da cidade.
Fonte: Secom Maceió