Dólar com. 5.6362
IBovespa 3
15 de maio de 2025
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Anvisa proíbe bala gummy de tadalafila
14/05/2025 às 20h30

Geral

Registre-se! entrega 630 certidões de nascimento em Maceió

População também buscou outros serviços durante a ação no Vergel do Lago; em Alagoas, ação é coordenada pela Corregedoria Geral da Justiça (CGJAL)

Cléber Silvestre Inácio garantiu o registro civil e disse que o atendimento foi rápido. - Niel Rodrigues/Ascom CGJ/AL

Nos dois dias de realização da campanha Registre-se!, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Maceió, 630 pessoas foram beneficiadas com registro civil de nascimento. A primeira parte da ação ocorreu na Escola Municipal Senador Rui Palmeira, no Vergel do Lago, onde a população também teve acesso a outros documentos básicos, como RG, CPF, título de eleitor e carteira de trabalho.

O aposentado Cléber Silvestre Inácio não precisou aguardar muito tempo para garantir a certidão de nascimento. "Eu guardei o registro em uma pasta e, infelizmente, ele acabou se rasgando. Quando fui ao banco, fui informado de que seria necessário emitir um novo, então já aproveitei a oportunidade para participar da campanha. O atendimento foi muito ágil e eficiente, e acredito que ela beneficia muitas pessoas que precisam”, disse.

No ônibus do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que ficou em frente ao ginásio poliesportivo da escola, por exemplo, 255 pessoas foram atendidas e conseguiram emitir ou regularizar o título de eleitor. Outras 211 procuraram os serviços da Assistência Social da Prefeitura de Maceió. Um número também expressivo foi o de Carteira de Identidade Nacional (CIN), que chegou a 145, nos dois dias.

Em Alagoas, a campanha Registre-se! é coordenada pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Celyrio Adamastor, com o auxílio da juíza da Corregedoria Geral da Justiça (CGJAL), Laila Kerckhoff. Além do Tribunal de Justiça (TJAL), a ação também conta com o apoio de diversas instituições públicas.

Atendimentos de saúde

Quando o assunto é saúde, as mulheres são implacáveis: têm consultas regulares, fazem exames, seguem tratamentos à risca e estão atentas a quaisquer oportunidades que surgem para prevenir doenças. Marisqueira há mais de 25 anos, Maria do Carmo Rodrigues de França, que reside no Vergel do Lago, aproveitou a campanha para atualizar o cartão de vacina e também para emitir dois documentos importantes: a certidão de casamento, por ter plastificado a anterior, e a carteira do idoso.

“Eu vim buscar atendimento, principalmente nesse momento que a gente precisa muito. Tudo aqui foi excelente. Fiz a carteira do idoso, que eu precisava, fiz teste rápido e tomei vacina. Que as pessoas participem e não tenham medo, porque tomar a vacina é segurança, principalmente para pessoas como eu, que sou diabética há mais de 18 anos”, comentou.

Quem também não perdeu tempo foi a costureira Edilene dos Santos. Tomou três vacinas (Difteria e Tétano, Tríplice Viral (Rubéola, Caxumba e Sarampo) e Febre Amarela), atualizou o CPF e ainda conseguiu emitir o registro de nascimento.

“Me sinto mais protegida, graças a Deus. A campanha foi ótima. Esse pessoal precisa, realmente, desse atendimento para facilitar a vida e a dignidade de cada ser humano. Somos todos filhos de Deus e precisamos dessa luz”, ratificou.

A cinegrafista Kelli Ferreira de Melo, amiga da senhora Maria do Carmo, disse que o atendimento foi rápido e confortável, principalmente para quem tem prioridade.

“Eu tirei o registro e a carteira do idoso, me vacinei, fui ao médico e fiz testes rápidos. Essa campanha facilita muita coisa, porque a gente às vezes está sem condições de fazer algo assim e vem uma ação dessa que é muito importante para um bairro como o Vergel, que é muito carente”, ressaltou.

Girau do Ponciano e Feira Grande

Nesta quarta-feira (14), a campanha beneficiou os reeducandos do Presídio do Agreste, com registros civis, Carteira de Identidade Nacional, CPF e título de eleitor. Já nos nesta quinta e sexta (15 e 16 de maio), a ação leva todos os serviços para Feira Grande, no Ginásio poliesportivo Jair Carvalho de Lira, na Rua Boa Vista, nº 385, onde a população será beneficiada, em especial os povos indígenas, que poderão emitir a Certidão de Exercício de Atividade Rural - Indígena (CEAR), documento fundamental para a aposentadoria rural e acesso a outros benefícios.

Promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a campanha Registre-se! ocorrerá em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal. Ela será realizada pelas justiças estadual e federal com o objetivo de erradicar o sub-registro civil de nascimento no país e ampliar o acesso à documentação civil básica para todos os brasileiros. A edição deste ano dará atenção especial aos indígenas, às pessoas em situação de rua, à população carcerária e aos refugiados.


Fonte: Ascom CGJ/AL

Todos os direitos reservados
- 2009-2025 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]