Dólar com. 5.6375
IBovespa 3
15 de maio de 2025
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Anvisa proíbe bala gummy de tadalafila
14/05/2025 às 23h59

Geral

Projeto Botânico Mirim forma jovens guardiões do meio ambiente em Alagoas

Iniciativa já impactou 120 crianças com atividades lúdicas sobre a preservação da natureza e a importância da flora local

Projeto aborda temas como os biomas, a fauna e flora, além de outras questões ambientais essenciais - Ascom IMA

Com o objetivo de despertar desde cedo o interesse pela preservação ambiental, o projeto Botânico Mirim tem transformado a forma como crianças de 8 a 12 anos se relacionam com a natureza em Alagoas. A iniciativa é fruto da parceria entre o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) e o Herbário MAC, espaço que também funciona como museu da flora alagoana e centro de pesquisa reconhecido nacionalmente.

O projeto conta ainda com o apoio e a colaboração de diversos órgãos, como a Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o programa Ronda no Bairro e o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA).

Utilizando dinâmicas lúdicas, imersivas e educativas, o projeto aborda temas como os biomas alagoanos, a fauna e flora da região, além de outras questões ambientais essenciais. Desde sua criação, o Botânico Mirim já alcançou 120 crianças, que hoje contam com uma base sólida de conhecimento e consciência ecológica.

Segundo Rosângela Lemos, gerente e curadora do Herbário do IMA, o acervo do herbário é um dos maiores do Nordeste, reunindo quase 100 mil plantas desidratadas, e tem papel fundamental no projeto.

“O IMA possui uma coleção botânica que traz informações preciosas sobre a flora alagoana. Nossos técnicos participam ativamente de atividades de extensão, como o Botânico Mirim, que visa mostrar às crianças a importância da preservação da natureza para a sustentabilidade do nosso planeta”, destacou.

Para o diretor-presidente do IMA, Gustavo Lopes, o projeto é uma referência que vai além das fronteiras do estado. “O projeto Botânico Mirim, que é uma parceria da área de Educação Ambiental e o nosso Herbário MAC, é um grande exemplo a nível nacional”, avalia.

Mais do que um simples projeto educativo, o Botânico Mirim tem como missão formar uma nova geração de cidadãos comprometidos com o meio ambiente, fortalecendo o vínculo entre conhecimento científico e práticas sustentáveis desde a infância. A iniciativa reforça o papel do IMA e do Herbário MAC na promoção da ciência e da consciência ecológica em Alagoas.

As famílias interessadas em inscrever seus filhos no projeto Botânico Mirim devem ficar atentas: as inscrições para a edição de 2025 serão lançadas em breve. O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas divulgará todas as informações nos seus canais oficiais.

Acompanhe o site e as redes sociais do IMA/ AL para não perder a oportunidade de participar dessa iniciativa que une educação, natureza e cidadania desde a infância.


Fonte: Ascom IMA

Todos os direitos reservados
- 2009-2025 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]