Os preparativos para a 10ª edição do Prestando Contas à Receita começaram. Na quinta-feira (15), a analista da Receita Federal Adélia Lima de Carvalho Almeida ministrou um treinamento sobre a Declaração de Imposto sobre a Renda da Pessoa Física 2025, no Campus I da Universidade Estadual de Alagoas, em Arapiraca, para estudantes do curso de Ciências Contábeis.
Durante o encontro, a analista falou sobre os critérios gerais para realizar a Declaração, bem como destacou as novidades trazidas pela Receita Federal. Este ano, são obrigados a declarar todos que tenham rendimentos tributáveis acima de R$ 33.888,00. É importante frisar que o prazo para envio do IRPF 2025 vai até o dia 30 de maio.
Com o treinamento, os graduandos se preparam para atender a comunidade acadêmica e o público em geral, nos dias 26 e 27 de maio, das 9h às 17h, quando ocorre a 10ª edição do projeto de extensão da Uneal, Prestando Contas à Receita, no Labima do Campus I - Arapiraca. A proposta é auxiliar os contribuintes a fazerem suas declarações com mais facilidade e contribuir com o aprendizado dos futuros contadores.
Um dos coordenadores da iniciativa, professor Anderson Barros, também participou do treinamento e agradeceu a parceria com a Receita Federal. “Essa parceria entre entes públicos é muito gratificante. ‘Hoje, em um momento saudosista, estávamos lembrando que nas primeiras edições tínhamos uma estrutura muito deficitária. Atualmente, temos uma condição bem melhor com sala climatizada, com TV para apresentar de forma mais dinâmica, com notebooks. É muito satisfatório perceber o avanço do projeto e a continuidade dele durante essa década”, afirmou.
Para a servidora da Receita Federal Adélia Carvalho, é uma ação muito positiva. “É uma maneira de divulgar para as pessoas conhecerem o programa (do IRPF). “Além disso, a gente vê o interesse dos alunos, principalmente no momento prático, com muitas interações e perguntas”, afirmou. Ela também ressalta a importância da parceria com a Uneal. “Essa parceria com a Universidade deve continuar por muitos anos. É muito boa tanto para o aluno quanto para a Receita Federal. Quando repassamos essas informações, temos mais uma pessoa que está atuando na divulgação dos serviços da Receita Federal”, completou.
Para a professora Rejane Viana, membro da coordenação do projeto, o treinamento é muito importante para qualificar e apresentar as atualizações. “Todo ano tem muitas novidades quanto ao IRPF. Ter uma parceria que traz essas novidades é muito gratificante”, disse.
Fonte: Ascom Uneal