O prazo para a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2025 termina no próximo dia 30 de maio, e os contribuintes que ainda não enviaram os dados à Receita Federal precisam agir logo para evitar multas e transtornos e aplicação de multas. Para ajudar o cidadão no envio das informações, a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) conta com um Ponto de Atendimento Virtual (PAV) da Receita Federal para orientar o contribuinte sobre o envio das informações.
O serviço funciona na Casa de Direitos de Maceió, localizada no Mirante de Jacintinho, e na Casa de Direitos de Arapiraca, que fica na Rua Manoel Marcelino, s/n, no bairro Itapoã, beneficiando também a população do Agreste. O atendimento está disponível de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 17h00.
A interlocutora do PAV da Casa de Direitos de Maceió, Josy Carvalho, ressalta a importância do serviço para quem precisa declarar o Imposto de Renda. “Diariamente atendemos pessoas que estão com o CPF pendente de regularização, ou seja, que precisam declarar o Imposto de Renda e não sabem. Aqui na Casa de Direitos prestamos todo o suporte necessário e, quando identificamos que é preciso declarar e o cidadão não tem condições de arcar com o apoio contábil, nós encaminhamos para um núcleo de apoio fiscal”, explica a interlocutora.
No PAV é realizada consulta fiscal para verificar se o contribuinte possui alguma pendência de malha, restituição a receber ou multas a pagar. Também são emitidos declarações e demonstrativos do Imposto de Renda dos últimos cinco anos, além do DARF (Documento de Arrecadação da Receita Federal), caso o contribuinte tenha algum débito com a Receita, entre outros serviços.
“Para alguns serviços é obrigatório que o contribuinte tenha a conta Gov.br. Mas isso não é um impedimento, pois na Casa de Direitos também realizamos tanto o cadastro da conta Gov.br quanto o aumento do nível de segurança da conta bronze para prata ou ouro, que são essenciais para alguns dos serviços”, completa Josy Carvalho.
A expectativa é que mais de 380 mil declarações sejam feitas este ano em Alagoas. É bom lembrar que quem declara o Imposto de Renda com antecedência evita complicações de última hora e pagamento de multas, tem prazo maior para correções caso haja erro no preenchimento e reduz o risco de problemas técnicos, além de garantir o recebimento antecipado da restituição.
Fonte: Everton Dimoni / Ascom Seprev