Em 06 de julho de 2025, a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), também conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência, completa dez anos de sua criação. A norma representou um marco na promoção dos direitos das pessoas com deficiência no Brasil, inclusive no acesso ao trabalho.
Alinhada a essa data significativa, a Unimed Maceió aproveita para lembrar que está aberto um banco de currículos exclusivo para pessoas com deficiência em sua página de seleção e recrutamento na plataforma Gupy. A ferramenta é atualizada anualmente, por isso, quem realizou o cadastro antes de 20 de março deste ano precisa renová-lo para continuar participando dos processos seletivos. Esse banco faz parte do Programa Trilhas, iniciativa que integra o comitê de ESG da Cooperativa.
Entre os colaboradores está o auxiliar administrativo Adson Ricardo, que tem perda auditiva e atua na Unimed Maceió há cinco anos. Atualmente, cursa faculdade de marketing digital e também é professor de boxe, MMA e Muay Thai. Sua trajetória até o emprego formal, no entanto, não foi fácil: antes de conquistar uma vaga com carteira assinada, chegou a trabalhar entregando quentinhas e relata que demorou a aceitar a própria deficiência, em razão do preconceito que enfrentava e da falta de informação sobre inclusão.
Hoje, sua realidade é outra e um dos seus desejos é crescer na empresa. "O Trilhas não apenas abre portas para o mercado de trabalho, mas também fortalece a autoconfiança valorizando talentos que muitas vezes não encontram espaço para florescer. É uma ponte entre potencial e oportunidade, entre sonho e realização", disse Adson, elogiando a iniciativa.
De acordo com o Censo Demográfico de 2022, realizado pelo IBGE, o Brasil contabiliza 14.400.869 pessoas com deficiência. Desse total, 4.580.521 vivem na região Nordeste, o que corresponde a aproximadamente 31,8% do total, sendo 291.546 residentes em Alagoas.
Compromisso com a inclusão e a empregabilidade
Criado no âmbito do Comitê de ESG da Unimed Maceió, o Programa Trilhas busca estreitar os laços da Cooperativa com a sociedade, contribuindo para a geração de oportunidades e o fortalecimento da empregabilidade na região. A iniciativa se desenvolve a partir de três eixos principais — carreira, relações institucionais e banco de talentos — e está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 8, 9 e 10 da ONU, que tratam, respectivamente, de trabalho decente, inovação e redução das desigualdades.
"Através do banco de talentos, queremos trabalhar a diversidade e inclusão, mapeando os profissionais com deficiência para atuar em nossas unidades", afirma Paula Batista, coordenadora de gestão de pessoas da Unimed Maceió. Ela esclarece, ainda, que a estratégia reforça o posicionamento institucional da Unimed Maceió como agente de transformação social e referência em responsabilidade corporativa.
As inscrições para o banco de talentos PcD podem ser feitas diretamente na página de recrutamento da Unimed Maceió na Guppy.
Fonte: Algo Mais Consultoria e Assessoria