Dólar com. 5.4514
IBovespa 3
09 de julho de 2025
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Saúde confirma duas mortes em pouso forçado em Terra Yanomami
09/07/2025 às 10h00

Geral

Parceria entre Seduc e Sedics leva horta hidropônica para escola estadual no Benedito Bentes

Iniciativa alia educação nutricional e ambiental dentro do ambiente escolar

Evento aconteceu na Escola Estadual Dom Otávio Barbosa Aguiar - Alexandre Teixeira/Ascom

As secretarias de Estado da Educação (Seduc) e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics) deram um grande passo para o fortalecimento da educação nutricional e ambiental com a horta hidropônica automatizada, implantada nessa segunda-feira (7), na Escola Estadual Dom Otávio Barbosa Aguiar, no Benedito Bentes, em Maceió. A iniciativa conta ainda com o apoio da Solar Coca-Cola e da startup alagoana Amitis.

As hortas são construídas com madeira reaproveitada e garrafas PET recicladas. Além de sustentáveis, os sistemas se destacam por economizar até 88% de água, evitar a emissão de CO² e garantir uma produtividade até 50% maior do que hortas convencionais. Tudo isso sem o uso do solo e com 100% de automação.

Para a superintendente de Alimentação Escolar da Seduc, Raquel Ferreira, o projeto, além de inovador, também trará muitos benefícios para a comunidade escolar. Na prática, o que é colhido na horta vai se transformar em comida na mesa.

“É um projeto incrível pensado pela Sedics e que nós, da Seduc, ficamos muito felizes em receber. Sabemos que, além do processo educativo, há também a questão da alimentação em si, uma vez que essa horta irá complementar o cardápio dos próprios estudantes. Eles vão passar a ter esse contato com os alimentos ‘in natura’, entender de onde vem esse alimento, todo o processo desde o plantio até a colheita e a inserção dele na merenda. É essencial que tenhamos mais verduras e legumes disponíveis para a nossa comunidade escolar, e projetos como esse servem, e muito, a esse propósito”, destacou a superintendente.

Impacto positivo

A gestora da Escola Estadual Dom Otávio Barbosa Aguiar, Irineide Araújo, lembrou que as hortas hidropônicas vão atuar como ferramenta de combate à vulnerabilidade social, uma vez que ocuparão de maneira produtiva a comunidade escolar.

“Estamos vivendo um ano diferente, trabalhando o legado de Nise da Silveira, um símbolo na luta por uma sociedade com mais saúde mental. Ter uma horta como essa e poder envolver os estudantes em projetos assim tem um impacto positivo, pois eles se dedicarão a algo que os beneficiará em sua alimentação. Estamos inseridos em uma região de grande vulnerabilidade social e tudo que preencher o tempo desses meninos e meninas de maneira produtiva e educativa terá sempre o nosso apoio”, enfatizou Irineide.

As hortas

O sistema automatizado desenvolvido pela startup alagoana Amitis permite que as hortas funcionem sem intervenção humana, com sensores de umidade que acionam a irrigação apenas quando necessário, gerando grande economia de água. O substrato utilizado, à base de casca de arroz carbonizada, impede a proliferação de pragas e doenças, tornando o processo ainda mais eficiente e sustentável.

Na Escola Dom Otávio Barbosa Aguiar, foram escolhidos três estudantes para serem “embaixadores” do novo equipamento. Um deles foi Fábio Barcelos, do 2ª ano do ensino médio, que promete cuidar bem da nova horta.

“Pra mim, é muito gratificante, algo que me deixa muito feliz. Sempre tive paixão pela agricultura, tenho vontade de ter minha própria plantação e poder começar a realizar esse sonho na minha escola é algo incrível, praticamente o início da minha carreira, posso assim dizer. Vou cuidar muito bem de tudo que plantarmos aqui”, prometeu.


Fonte: Ascom Seduc

Todos os direitos reservados
- 2009-2025 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]