Dólar com. 5.49481
IBovespa 3
09 de julho de 2025
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Saúde confirma duas mortes em pouso forçado em Terra Yanomami
09/07/2025 às 13h30

Geral

Plano Integrado de Gestão Territorial avança com foco no zoneamento

Encontro foi marcado pela escuta ativa, troca de ideias e construção coletiva

Assessoria

Na manhã desta terça-feira, (8) a Prefeitura de Coruripe realizou uma reunião fundamental no auditório da Secretaria de Educação (Semed) para debater a proposta de zoneamento do município. Este encontro, parte do Plano Integrado de Gestão Territorial (PIGT), é um passo essencial para a revisão do Plano Diretor e foi marcado pela escuta ativa, troca de ideias e construção coletiva.

A empresa Log Estratégia, responsável pelo desenvolvimento do PIGT, está elaborando não apenas o Plano Diretor, mas também os planos de turismo e mobilidade para Coruripe. Luis Albuquerque, representante da Log Estratégia, destacou a importância do momento: "Estamos desenvolvendo o produto final do trabalho, onde começamos a definir o zoneamento de Coruripe. Nosso objetivo é validar ou modificar essas definições com a participação de diversos representantes do município, para garantir que o produto final seja colocado para a população e, posteriormente, aprovado em audiência pública, assegurando a participação de todos", destacou.

O secretário de Governo, Rodrigo Farias, reforçou o compromisso da gestão com o desenvolvimento: "Estamos preparando o cenário para diversos empreendimentos, visando o desenvolvimento de Coruripe. Parabenizo o prefeito Marcelo Beltrão, o vice-prefeito José Enéas e toda a equipe envolvida. Este é um trabalho que estamos construindo há um ano com a população, e tenho certeza de que este plano será um grande marco para Coruripe", pontuou Rodrigo. 

A participação social foi amplamente elogiada pelos presentes. Luiz Antônio, engenheiro químico e um dos participantes, ressaltou a relevância de se envolver: "É mais que essencial. Todas as decisões políticas devem passar por isso aqui. Quanto mais gente participar, melhor, pois podem sugerir o que deve ser feito pelo bem do município. Acho que estamos no caminho certo", enfatizou.

O Plano Diretor Participativo é a principal legislação municipal que orienta o desenvolvimento urbano. Ele é definido como um conjunto de normas elaboradas pelo poder público em parceria com a sociedade, visando promover a cidade desejada e melhorar a qualidade de vida de seus habitantes. Esse plano organiza o crescimento e o funcionamento do município, com o objetivo de garantir a função socioambiental da cidade.

O Programa Integrado de Gestão Territorial tem como objetivo criar diretrizes de gestão territorial que considerem a realidade atual do município e suas particularidades urbanas, ambientais, socioeconômicas, culturais e turísticas. Isso será feito por meio da revisão do Plano Diretor Municipal e da elaboração de dois planos auxiliares: Plano Auxiliar de Mobilidade Urbana e Plano Auxiliar de Turismo Sustentável. O Programa será estruturado em três eixos principais: desenvolvimento urbano, mobilidade urbana e turismo sustentável.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2025 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]