Estimular o turismo no agreste alagoano, comprovando que Alagoas vai além das praias, e, ao mesmo tempo, fomentar o empreendedorismo são alguns dos objetivos que a Instância de Governança do Turismo da Região Agreste de Alagoas propôs à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL) e ao Serviço Nacional de Aprendizagem – Regional Alagoas (Senac AL) por meio de parceria para a realização da 1ª Mostra de Economia Criativa dos Empresários do Agreste, nos dias 19 e 20 de novembro, em Arapiraca. O encontro para tratar sobre o assunto aconteceu ontem (14.07), na sede da entidade.
A mostra reunirá produtos e serviços nas áreas de arte, moda, culinária e artesanato. “Um produto forte que a gente pode trabalhar. Nessa parceria, ganha todo mundo e a gente vai avançando cada vez mais. A economia criativa vai girar nesse evento como um todo. A ideia é realizar esse evento na rua da Praça da Prefeitura com 50 estandes só de nossos associados para que a gente gere mais motivação pela parte empresarial”, explicou Evânia Bezerra, presidente da instância.
Para o presidente da Fecomércio, Adeildo Sotero, a proposta é interessante, tanto pela dinâmica que o evento trará, quanto por estar no escopo de atuação das casas. “Uma parceria que está dentro de atuação, do nosso objetivo. Sesc e Senac têm vida própria, mas devem seguir as diretrizes do nacional. Podem contar com o nosso apoio; estaremos juntos no estímulo ao turismo”.
Cidades, atrativos e potenciais
A Instância de Governança do Turismo da Região Agreste de Alagoas abrange os municípios de Arapiraca, Boca da Mata, Campo Alegre, Junqueiro, Lagoa da Canoa, Limoeiro de Anadia, Palmeira dos Índios, São Sebastião e Teotônio Vilela. Os projetos buscam potencializar o desenvolvimento do turismo gastronômico, turismo étnico, turismo religioso, ecoturismo, cicloturismo, turismo literário e turismo de negócios.
O fortalecimento desse turismo passa pelos atrativos da região: as aldeias indígenas (Xucuru Kariri Mata da Cafurna e Karapotó Plaki ÔTerra Nova), os santuários com imagens gigantes, os Quilombos de Limoeiro de Anadia, os festivais gastronômicos, a Carroçeata do Pé-Leve, a rota da cachaça, o ciclismo e o atletismo, artesanatos e eventos.
Participaram da reunião os conselheiros da Fecomércio, Manoel Baía, José Antônio Vieira e José Carlos Medeiros; a equipe técnica da Federação com a assessora parlamentar Cláudia Pessôa, o gerente administrativo Marcos Lobo e a coordenadora do Instituto Fecomércio Engridy Santos; o diretor regional do Senac, Felipe Dietschi; e os integrantes da Instância Henrique Tenório, Suelen Carnaúba e Andrei Amorim.
Fonte: Assessoria