As inscrições para a 4ª edição do projeto Botânico Mirim, do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), começam nesta terça-feira (15). O projeto é uma iniciativa do Herbário MAC, com o objetivo de promover o conhecimento ambiental para crianças dos 8 aos 12 anos de idade. As matrículas são gratuitas e estão disponíveis até o dia 25 de julho. Elas podem ser feitas através de um link, também disponível no perfil do órgão no Instagram. Serão disponibilizadas 40 vagas.
O Botânico Mirim terá início no dia 3 de setembro e tem duração de três meses, com 12 encontros presenciais todas as quartas-feiras pela manhã e, caso seja necessário, em um sábado.
As crianças participarão de atividades como trilhas e visitas às instituições ambientais, como o próprio IMA, para aprender sobre o trabalho executado em prol do meio ambiente em Alagoas, e quais ações e serviços são disponibilizados à população.
O projeto conta com a participação de parceiros, como a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que também promovem ações de educação ambiental.
Para a consultora do IMA, Erlande Lins, o objetivo é incentivar as crianças para que, com todo o conhecimento adquirido ao longo do projeto, elas se tornem multiplicadoras desse conhecimento e possam contribuir com a preservação do meio ambiente.
“Elas participam de dinâmicas sobre a flora, fauna, tráfico de animais, entre outras coisas. Além disso, visitam vários ambientes como museus, parques municipais e unidades de conservação”, explicou a consultora.
A edição deste ano conta com uma novidade. Com o apoio da Ufal, através do projeto EcoaLab, além de todo conhecimento sobre a biodiversidade terrestre, as crianças também irão aprender mais sobre a cultura oceânica e a sua importância para a natureza e para a vida.
“O projeto é muito interessante porque tem o intuito de sensibilizar e envolver as crianças com as atitudes ambientais, visando a multiplicação do conhecimento sobre botânica, diversidade biológica e meio ambiente em geral. Elas aprendem desde pequenas a importância da natureza para a nossa vida e se preocupam mais com a preservação do planeta”, reiterou.
Desde o início do projeto, cerca de 180 crianças foram contempladas nas três edições já realizadas.
Fonte: Agência Alagoas