Na manhã desta quarta-feira (16), estudantes da rede municipal participaram de uma verdadeira imersão cultural durante a aula circense "Alegria em Cena: Despertando Talentos no Circo Social". Durante a experiência, as crianças vivenciaram práticas de acrobacias, malabarismo com o corpo e técnicas de equilibrismo, explorando movimentos corporais com criatividade e ludicidade.
A aula, que também ocorre no horário da tarde, faz parte de uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Projeto Mandala ProCultura, em articulação com a Coordenação Geral de Programas e Projetos Pedagógicos e a Coordenação Técnica de Arte e Cultura, em parceria com a Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal).
“Hoje estamos com uma oficina de circo que integra a nossa programação semanal, iniciada na segunda-feira e que segue até sexta. Nesta quarta, contamos com a participação de escolas da rede pública municipal, recebendo mais de 50 alunos nesta oficina, o que é sempre muito importante para nós. E a gente fica muito grato com essa parceria com a Semed, que sempre está conosco nessas programações dos nossos equipamentos culturais”, conta Nidiane Oliveira, gerente artística e cultural da Diteal.
Mais do que uma aula diferente, a atividade proporcionou um espaço de aprendizado, inclusão e diversão. As práticas circenses incentivaram o respeito às diferenças, a construção de vínculos entre os alunos e a descoberta de novos talentos, valorizando a expressão individual e o trabalho em equipe dentro do ambiente escolar.
Aprendizado, cuidado e inclusão
“Já passamos por 12 municípios com esse projeto de circo social, e a minha função é justamente utilizar o circo social e a ginástica para todos como ferramentas para a desconstrução da violência nas escolas públicas. Nosso objetivo é minimizar a evasão escolar e trabalhar diretamente com a saúde mental, tanto dos alunos quanto dos professores”, explica Gilvan Ciriaco, bacharel em educação física e professor de circo.
Verônica Silva, que é PAE na Escola Municipal Dom Miguel Fenelon Camara, expressa o quão gratificante é ter um projeto como esse inserido no ambiente da educação.
“Esse projeto é uma maravilha, onde as crianças podem interagir, podem socializar e principalmente, se expressar. Então é um projeto muito importante para as crianças, porque movimenta a vida delas, traz mais acolhimento”, enfatiza.
A animação de quem estava presente no momento, principalmente das crianças, se transformou em uma janela para novos sonhos, onde cada aluno pôde se sentir protagonista de uma cena repleta de arte e descoberta.
Arte completa
“Eu fui fisgado pela arte ainda criança, e lembro até hoje do meu primeiro dia na Educação Infantil, quando a professora me deu um desenho de um passarinho para colorir. Parece simples, mas aquilo me marcou de um jeito muito positivo. Música, dança, desenho… tudo isso ajudou a formar quem eu sou. E hoje, vendo essa aula de circo com os estudantes da escola Dom Miguel, só consigo imaginar o quanto essa experiência está sendo rica para eles”, relata Tércio Smith, coordenador técnico de arte e cultura da Semed.
Ele complementa frisando que o circo é uma arte completa, marcada por dança, música, acrobacia, equilibrismo e tudo que envolve concentração e aprendizado.
“É uma linguagem cheia de símbolos. Não tenho dúvida de que essa experiência vai marcar a vida deles também. E o Teatro Deodoro, que é nosso parceiro de longa data, tem feito toda a diferença nessa caminhada”, conclui.
Fonte: Ascom Semed