Para atender à crescente demanda de pessoas afetadas pelos inúmeros fatores que levam ao sofrimento mental nos tempos atuais, a Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) ampliou a disponibilidade de atendimento nessa área, com o lançamento, há cerca de 20 dias, do primeiro Programa de Teleterapia da capital alagoana.
Com a oferta de uma escuta acolhedora, gratuita e segura, feita com suporte psicológico imediato e sem necessidade de encaminhamento, o programa realizou, desde o início de seu funcionamento, há três meses, um total de 33.478 atendimentos psicológicos - somando 10.903 novos usuários apenas no mês de junho - possibilitando uma assistência de maior amplitude nessa área através do SUS. Ao todo, são disponibilizados 50 psicólogos para os atendimentos.
“Precisamos também cuidar da saúde mental dos nossos usuários e me sinto muito grato por poder contar com uma equipe empenhada em fazer esse serviço chegar a cada pessoa que necessita dele para aliviar suas dores, a qualquer hora, todos os dias da semana, com profissionais altamente qualificados”, ressaltou o secretário municipal de Saúde, Claydson Moura.
Colocado em prática com recursos oriundos de emenda parlamentar do então senador e atual vice-prefeito e secretário de Infraestrutura de Maceió, Rodrigo Cunha, o programa é indicado para pessoas de todas as idades - adultos com ansiedade e depressão, jovens em fase de escolha profissional, mulheres sobrecarregadas, pessoas vivendo com luto/separação ou o desejo de se conhecer melhor - beneficiando quem não pode pagar por um tratamento ou mesmo não tem tempo.
Uma das primeiras usuárias do serviço, identificada aqui apenas com o nome fictício de “Ana Paula” - para assegurar o sigilo do atendimento - afirma que ao saber da iniciativa não acreditou muito que daria certo, mas resolveu testar. Ela, que estava bastante deprimida e sem rumo, diz que se surpreendeu ao procurar a teleterapia e ser atendida quase de imediato pelos profissionais.
“Já no primeiro momento, fiquei muito à vontade com o profissional que me atendeu. Agora, já estou na sexta sessão e, através dos exercícios que fui incentivada a fazer pelo psicólogo, estou mais centrada, conseguindo ver as coisas com mais clareza e de forma mais racional. Ainda tenho muito para evoluir, mas estou no caminho certo e com a assistência adequada”, ressalta a usuária.
Acesso à Teleterapia
O agendamento para o serviço é feito on-line por meio do site (teleterapia.org.br) ou pelo WhatsApp do Sistema Pronto! (82 3312-5492). É preciso fazer um cadastro inicial e em seguida uma triagem com psicólogo ou assistente. Após a triagem, é feita a definição do plano terapêutico. A partir do momento que o paciente é acompanhado, é feita uma reavaliação contínua ou alta terapêutica com acompanhamento do progresso.
Além do contato via site ou WhatsApp, os usuários também podem contar com as cabines digitais equipadas para o teleatendimento, atualmente no Hospital da Cidade (HC) e no PAM Salgadinho.
Fonte: Ascom SMS