A Secretaria da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) participou, na segunda-feira (21), da abertura do 45º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC), considerado o maior da área em toda América Latina. O secretário de Estado de Ciência, da Tecnologia e Inovação, Silvio Bulhões, representou o governador Paulo Dantas no evento.
Realizado desde julho de 1978, o evento reúne cientistas, engenheiros, pesquisadores, professores, estudantes, empresas e empreendedores visando explorar, demonstrar e debater sobre o estado da arte em computação, bem como para identificar os tópicos de pesquisa emergentes e questões abertas para pesquisas futuras.
Em 2025, o CSBC tem como tema a “Governança Digital para uma Sociedade Sustentável”. O evento, que deve reunir mais de dois mil participantes até a próxima quinta-feira (24), contou com apoio do Governo de Alagoas, por meio de Edital de Eventos da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeal), reforçando mais uma vez o compromisso do governo do estado com o desenvolvimento tecnológico e científico.
Durante o evento, Silvio Bulhões destacou o grande potencial do Estado na produção do conhecimento em CT&I e a união entre Governo, as universidades e institutos, em prol do desenvolvimento da computação científica.
“Aqui em Alagoas o envolvimento do Governo do Estado com as universidades, seja federal ou estadual, e os institutos federais engrandece o desenvolvimento da comunidade científica. É preciso destacar que os grandes protagonistas da política pública de CT&I, no nosso Estado, são os laboratórios que envolvem a computação científica, estes que movimentam um volume de recursos e pessoas significativamente altos, chegando a cerca de R$ 500 milhões por ano em projetos que partem da iniciativa privada, do Governo do Estado e federal”, disse o secretário.
A abertura oficial do evento ocorreu no Centro Cultural e Exposições de Maceió, no bairro do Jaraguá, e contou também com a presença da presidente da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), Thaís Batista; dos coordenadores Gerais do CSBC 2025, Raquel Castro e Elvys Soares, do reitor do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Carlos Guedes, do diretor Acadêmico da Ufal – Campus Arapiraca, Elthon Allex e de outras autoridades locais e nacionais do setor.
Para Fábio Guedes, diretor-presidente da Fapeal, eventos nacionais e internacionais são prioridade em Alagoas, sendo mais de 280 apoiados pelo governo nos últimos 10 anos. Além disso, o crescimento do Estado na concessão de bolsas de mestrado e doutorado, mostra o comprometimento do Governo em formar pessoas capacitadas para as áreas.
“Só este ano serão mais de 50 eventos apoiados pelo Governo do Estado, com o propósito de garantir que as pessoas contribuam com o desenvolvimento da CT&I em Alagoas. Em termos relativos, somos o estado que mais cresceu na formação de pessoas com o título de mestre e doutor no Brasil. Alagoas é o estado que tem o maior nível de cobertura de bolsas de mestrado e doutorado com recurso do tesouro estadual. Esse é o nosso desafio, formar pessoas que contribuam com o desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da inovação em Alagoas”, concluiu Fábio.
A programação inclui mais de 20 eventos satélites (como o Congresso da Graduação, Congresso da Pós-Graduação, Women in IT, etc.), mais de 100 sessões técnicas e apresentações de artigos científicos, palestras magnas com pesquisadores nacionais e internacionais de referência e exposição tecnológica com universidades, empresas e startups.
Apesar de a solenidade ter sido na segunda-feira, o congresso teve início ainda no domingo (20), com a realização de dois cursos no Centro de Inovação de Alagoas. As atividades abriram espaço para debates sobre os desafios e as oportunidades no ensino da Computação, antecipando os temas que serão amplamente explorados ao longo da semana.
“A programação conta com eventos acontecendo de forma simultânea, tanto no Centro de Convenções quanto no Centro de Inovação do Jaraguá e na sede do Ifal, no Centro de Maceió”, destaca Elvys Soares, coordenador-geral do evento. “São eventos base e satélites em andamento, reunindo pesquisadores, estudantes e profissionais de diversas áreas da Computação. Temos discussões sobre Inteligência Artificial, Inclusão Digital, Ensino de Computação, Sistemas Computacionais, além de muita troca de experiências, apresentação de trabalhos e construção de redes de colaboração entre instituições de todo o Brasil”.
Sobre o CSBC 2025
O CSBC 2025 é uma realização da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), organizado localmente pela Ufal e Ifal, com apoio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Fundação Fepesa e do Laboratório de Pesquisas Gioconda.
Mais informações sobre o evento, a programação completa e as inscrições podem ser acessadas no site oficial: www.csbc.sbc.org.br/2025.
Fonte: Agência Alagoas