Há 23 anos, Ironaldo Monteiro dava os primeiros passos no mercado de trabalho em Maceió como auxiliar de cozinha. Hoje, é executivo de contas, representando a empresa em ações comerciais em vários estados do Brasil. A trajetória dentro do Maceió Atlantic Suítes é um exemplo de como a política de valorização interna e educação corporativa adotada pelo empreendimento transforma carreiras e retém talentos.
Ironaldo passou por uma verdadeira maratona de cargos desde que foi indicado por um amigo para a primeira função em 2002: foi copeiro, barman, recepcionista, auxiliar de eventos, até chegar à área comercial. “Meu crescimento veio junto com o desenvolvimento das minhas habilidades. Encontrei líderes que souberam reconhecer meu desempenho e me dar oportunidades nos momentos certos. Estudei, fiz cursos de Turismo, barman, garçom, e fui assumindo novos desafios com seriedade e compromisso”, conta.
O caso de Ironaldo não é isolado. Ele é um dos colaboradores que se beneficiaram da estratégia de formação e promoção interna conduzida pelo Instituto Edna Tizeu, responsável pela educação corporativa do hotel. A instituição mantém mais de 40 cursos internos e já contabiliza 986 horas de treinamentos, que vão de habilidades técnicas e comportamentais a programas de liderança e maturidade de gestão.
A diretora do Instituto, Edna Tizeu, especialista em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de RH, assegura que investir em capacitação é um investimento no próprio negócio: “Colaboradores bem preparados entregam resultados melhores e constroem experiências que fidelizam o cliente. O Ironaldo é a prova viva disso. A educação corporativa fortalece o desempenho coletivo e impulsiona carreiras, então mais do que preencher vagas, o objetivo é desenvolver pessoas”, acrescenta Tizeu.
A decisão de investir fortemente em capacitação nasceu a partir de uma experiência pessoal que o diretor do hotel teve na França, ao observar a excelência de atendimento de dois garçons em um restaurante. A vivência o fez perceber que era possível alcançar um nível de serviço diferenciado também no Brasil. “Entendemos que sempre temos o que melhorar, e a tecnologia nos favorece nesse aprendizado”, afirma Alfredo Rebêlo.
A política de mobilidade interna também se estende ao uso estratégico de contratos temporários, que servem como etapa de observação de perfil. “Profissionais que se destacam nesse formato são priorizados para contratação efetiva, fortalecendo o quadro com talentos que já conhecem a cultura e os padrões de qualidade da operação”, pontua a diretora Edna Tizeu.
Hoje, Ironaldo se diz orgulhoso da trajetória que construiu e acredita que o segredo para crescer está em abraçar cada oportunidade: “À medida que os desafios surgiram, agarrei todos com compromisso, seriedade e vontade de aprender. É gratificante olhar para trás e ver o quanto evoluí”, expressa o profissional, que guarda numa moldura uma foto de quando exercia a primeira função no hotel. Com o histórico de visitas a 13 estados brasileiros nos últimos oito anos, o executivo mostra na prática o que o conhecimento é capaz de fazer e contribui para a chegada de turistas em Alagoas.
Fonte: Algo Mais Consultoria e Assessoria