O governador Paulo Dantas entregou, nesta quarta-feira (30), obras de infraestrutura viária e assinou ordem de serviço para a construção de 266 cisternas que beneficiarão cerca de 1.400 pessoas no município de Belo Monte. A primeira-dama, Júlia Britto do Amaral Dantas, participou da solenidade.
“Hoje, estamos inaugurando a pavimentação de ruas do programa Minha Cidade Linda e, por meio da Secretaria de Agricultura, assinamos a ordem de serviço para a construção de mais de 250 cisternas. É um investimento que conta com o apoio do Governo Federal e do presidente Lula”, destacou o governador.
Durante o evento, Paulo Dantas também anunciou novas obras de infraestrutura para o município, como a requalificação da orla de Belo Monte, às margens do rio São Francisco. “Vamos trazer o programa Alagoas de Ponta a Ponta também para beneficiar as pessoas que vivem nos povoados e distritos”, afirmou.
O governador ainda demonstrou confiança na gestão do prefeito Dalmo Júnior, destacando o desempenho de Belo Monte na área da educação. “O município de Belo Monte foi o primeiro colocado no Estado e ocupa uma das principais posições no ranking nacional quando se trata de alfabetização na idade certa”, ressaltou.
Crianças recepcionaram o governador durante a abertura da solenidade de entrega das obras. Paulo Dantas lembrou que o município também foi contemplado com uma Creche Cria, cujas crianças estão sendo beneficiadas pelo Programa Leite do Coração, executado pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri).
Entregas e investimentos
Na segunda etapa do programa Minha Cidade Linda, o município recebeu a pavimentação em paralelepípedo, sistema de drenagem, sinalização vertical e horizontal, além da construção de passeios públicos em diversas ruas da zona urbana, totalizando dois quilômetros de extensão.
O secretário de Estado de Transportes e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, informou que foram investidos mais de R$ 3 milhões, oriundos do Tesouro Estadual. O investimento contempla ainda a urbanização de espaços de convivência para crianças, jovens, adultos e idosos.
A ordem de serviço para a construção das 266 cisternas integra a política de implementação de tecnologias sociais de acesso à água para consumo humano e produção de alimentos. Serão implantadas cisternas de placas com capacidade de 16 mil litros e cisternas do tipo calçadão, com capacidade para 52 mil litros.
Das 266 famílias que serão beneficiadas, 35 receberão cisternas calçadão, com prioridade para núcleos familiares chefiados por mulheres. Segundo a secretária de Estado da Agricultura, Aline Rodrigues, a construção das cisternas será iniciada de imediato.
“É uma parceria com o Governo Federal, por meio do presidente Lula, levando água para a população alagoana. Vamos universalizar o acesso à água no município de Belo Monte”, afirmou. “É um ganho imenso para a população. Serão cerca de 1.400 pessoas atendidas diretamente — não só com água para consumo humano, mas também para a produção agrícola”, acrescentou a secretária.
Aline Rodrigues lembrou ainda que a Seagri já forneceu ao município mais de quatro toneladas de sementes de milho e feijão, e que as cisternas contribuirão significativamente para o fortalecimento dessas culturas.
Fonte: Fábia Assumpção / Agência Alagoas