A Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Semsc) deu início, nessa sexta-feira (1º), à Instrução de Armamento e Tiro (IAT), capacitação obrigatória para 224 agentes da Guarda Civil Municipal de Maceió (GCMM). A formação é um dos requisitos legais para a aquisição do porte funcional de arma de fogo e representa um marco na profissionalização da corporação.
Com duração de 160 horas, o curso será realizado de forma presencial, com 56h teóricas e 104h práticas. Os guardas foram divididos em seis turmas para que a capacitação aconteça sem comprometer o serviço prestado nas ruas.
A aula inaugural aconteceu na Associação Comercial de Maceió, com a presença de autoridades como o delegado federal Leonardo de Lima e Silva, chefe da Delegacia de Controle de Armas da Polícia Federal em Alagoas, além de representantes da Prefeitura, da Câmara dos Deputados, da Câmara de Vereadores e da Guarda Municipal.
O vice-prefeito Rodrigo Cunha reforçou o compromisso da gestão. "Os investimentos feitos pela gestão na Guarda Civil é mais uma demonstração do quanto, sob o comando do prefeito JHC, Maceió tem passado por um processo histórico de transformação. Buscamos cuidar das pessoas e vocês, guardas civis, provam diariamente o quanto são corajosos em sair de suas casas para também garantir segurança à população de nossa capital".
O curso obedece a normas federais e ao Acordo de Cooperação Técnica firmado com a Polícia Federal em 2021. Cada guarda fará 400 disparos (280 com pistola e 120 com revólver) e passará por treinamentos que simulam situações reais de confronto e atuação em segurança pública.
Valorização
A guarda Cláudia Santana, presidente da Associação dos Guardas e aluna do curso, celebrou o momento. “É um momento ímpar. Lutamos por essa formação há anos. Esse curso representa a valorização e o fortalecimento das nossas atribuições.”
Já o guarda Gildo de Araújo, também aluno, reforçou a importância. “A gente esperou muito por esse curso. Agora, com essa gestão, conseguimos avançar e garantir nosso porte funcional. É gratificante.”
Compromisso
O secretário municipal de Segurança Cidadã, Eduardo Marinho, ressaltou o papel da qualificação. “A Prefeitura está investindo na capacitação dos guardas para que atuem com responsabilidade e preparo. Esse é um compromisso da gestão do prefeito JHC com a segurança da população e a valorização dos servidores.”
O coordenador pedagógico da IAT, Francisco Tenório, guarda municipal e instrutor, finalizou. “Esse curso é fundamental para que os servidores estejam prontos para servir à sociedade com eficiência. É a Prefeitura de Maceió valorizando quem protege a cidade.”
O deputado federal Fábio Costa destacou a importância do curso. “Hoje é um dia muito importante para a Guarda. Esse curso vai permitir que os agentes tenham, por lei, o porte de arma funcional. Quero parabenizar a Prefeitura e o secretário de Segurança Cidadã por implementar essa formação, que permitirá aos guardas defender os maceioenses com mais preparo e segurança.”
A capacitação é coordenada pela Gerência Técnica de Ensino e Instrução da Semsc, e conta com o acompanhamento de socorristas durante as atividades práticas no estande de tiro. Os agentes aprovados receberão certificado e comprovação técnica conforme exigido pela legislação federal.
Fonte: Ascom Semsc