20 de agosto de 2025
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Motta: adultização é tema que saiu das telas e ganhou as ruas
20/08/2025 às 18h30

Geral

Nova sede da Cooperativa dos Artesãos da Barra Nova é entregue pela ABNT neste mês de agosto

Anúncio da reforma do espaço ocorreu no ano de 2024 durante congresso em Maceió

Divulgação

Em um gesto de valorização da cultura popular e do saber tradicional, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) entrega à comunidade alagoana a nova sede da Cooperativa dos Artesãos da Barra Nova (COOPERARTBAN), totalmente reformada. A cerimônia de lançamento acontecerá no próximo dia 29 de agosto, às 16h, na Rua Argemiro Rosa, 478, na Barra Nova, em Marechal Deodoro, com a presença de autoridades e artesãos.

Localizada em um dos berços históricos e culturais de Alagoas, o espaço foi revitalizado para oferecer melhores condições de trabalho, formação e exposição às artesãs que mantêm viva a tradição. O projeto havia sido anunciado em outubro de 2024, durante a 65ª edição do Congresso Brasileiro do Concreto promovido pelo Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON). A previsão inicial era de concluir a reforma em até 12 meses, sendo concretizado em tempo ainda menor.

A iniciativa foi viabilizada pela ABNT, Instituto Nós por Elas e o IBRACON. A doação contemplou toda a construção da sede, incluindo mão de obra e recursos, impactando positivamente na economia criativa de Alagoas, através do artesanato.

Em sua fala durante o lançamento da pedra fundamental, o presidente da ABNT, Mário William Esper, destacou que esse era um momento histórico para associação, entregando um espaço que foi erguido utilizando um sistema construtivo inovador e normalizador.

“A ABNT é a única representante do Brasil presente nos fóruns internacionais de normalização e por isso é um compromisso assumido pela associação os projetos sociais. Além disso, teremos muita inovação tecnológica nesse novo espaço para as rendeiras”, enfatizou.

A presidente do Instituto Nós Por Elas, parceiro na entrega do projeto, Natalie de Castro, salientou o objetivo em fomentar espaços culturais como a cooperativa. “O instituto é um parceiro de muito tempo da ABNT e com essa ação a gente tem a felicidade de contribuir para emancipar financeiramente mais mulheres, para que elas trabalhem com dignidade”, pontuou.

A presidente da COOPERARTBAN, Lidinalva Oliveira, ressaltou a necessidade que as rendeiras estavam enfrentando com o espaço precário e como a reforma irá possibilitar a ampliação do artesanato e da renda das artesãs, que lutaram por 20 anos pela nova sede.

Ao todo foram duas fases do projeto: a primeira com a demolição, limpeza do terreno e implantação da base, ainda no ano de 2024, e a segunda fase com a construção do projeto em si, durante todo o ano de 2025.


Fonte: Yezzi Assessoria de Comunicação

Todos os direitos reservados
- 2009-2025 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]