21 de agosto de 2025
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Motta: adultização é tema que saiu das telas e ganhou as ruas
20/08/2025 às 22h00

Geral

Educação Infantil realiza imersão pedagógica em comunidades quilombolas de Pão de Açúcar

Divulgação

Neste mês de agosto, dentro da programação do Agosto Verde, promovida pela Secretaria Executiva da Primeira Infância, o projeto O Encanto das Nossas Raízes realizou uma imersão pedagógica que reuniu profissionais da Educação Infantil de Pão de Açúcar para um mergulho na cultura e na história das comunidades quilombolas de Chifre do Bode e Poço do Sal.

A programação incluiu caminhadas pelas localidades e conversas com moradores, que compartilharam histórias de luta, pertencimento e identidade cultural. A vivência buscou aproximar os educadores das raízes históricas e sociais que compõem a identidade das crianças atendidas na rede municipal, fortalecendo práticas pedagógicas sensíveis e inclusivas.

Na comunidade quilombola, os participantes prestigiaram apresentações culturais das crianças da UME Professora Maria Celeste, que encantaram com a dança de capoeira, e do grupo Raízes, formado por alunos da Educação Infantil da própria unidade.

Outro momento marcante foi a roda de conversa com a griô pedagoga Marizete, a representante da comunidade quilombola Mocambo, Nazaré, e a professora Luciglei dos Anjos, que dialogaram com os profissionais sobre educação, resistência e valorização da cultura afro-brasileira.

A secretária municipal de Educação, Maria de Lourdes, ressaltou o impacto da ação para o fortalecimento das práticas escolares. "Quando o professor compreende a história e a cultura de seus alunos, ele cria vínculos mais profundos e transforma sua prática pedagógica. Essa imersão é um investimento para que nossas crianças cresçam com autoestima, orgulho e reconhecimento de sua identidade", afirmou.

Já o prefeito de Pão de Açúcar, Jorge Dantas, destacou que a iniciativa reforça o compromisso da gestão com uma educação de qualidade e inclusiva. "Estamos construindo uma educação que respeita e valoriza nossas raízes. Investir em experiências como esta é investir em um futuro mais justo, onde nossas crianças se reconheçam como protagonistas de sua própria história", declarou.

O evento foi encerrado com a apresentação da contadora de histórias Ana Moraes, da Caixa Cantada, que trouxe narrativas e práticas pedagógicas antirracistas, reforçando o compromisso da rede municipal com uma educação plural, inclusiva e comprometida com a valorização das raízes culturais locais.


Fonte: Ascom Prefeitura de Pão de Açúcar

Todos os direitos reservados
- 2009-2025 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]