Criado em 2024, o Instituto Equatorial, organização que apoia projetos sociais nos estados onde o Grupo Equatorial possui concessão para distribuir energia elétrica, tem deixado legado em diversas comunidades. Em Alagoas, já são 19 projetos apoiados com recursos diretos da empresa e esta semana mais duas ações foram concluídas. Uma no município de Porto de Pedras, no litoral norte alagoano e outra em Girau do Ponciano, região do agreste.
Em Porto de Pedras, o projeto Monitoramento Comunitário de Biodiversidade, movimentou a Escola Estadual Cyridião Durval, com a culminância das ações nesta sexta-feira (22). Os mais de 300 alunos capacitados pelo projeto participaram de uma Feira de Conhecimento, onde puderam expor todo o aprendizado sobre a vida do Peixe-Boi e a preservação da Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais (APACC).
O projeto foi selecionado no Edital Diálogos e teve coordenação da Associação Peixe-Boi. O principal objetivo foi o de ampliar a rede colaborativa de proteção do animal marinho mais ameaçado de extinção no Brasil. "A partir dos ensinamentos, os alunos saem preparados para replicar o que aprenderam com suas famílias, amigos e redes de contato e ajudam na preservação do peixe-boi", enfatiza o gestor de Projetos da Associação Peixe-Boi, Fabiano Farias.
Para ele, o patrocínio da Equatorial foi fundamental para esse processo de engajamento da comunidade na proteção do peixe-boi. Com os recursos recebidos pela empresa, foi possível adquirir camisas do projeto, notebook para a associação e a compra de materiais didáticos para os alunos desenvolverem os produtos da feira de conhecimento. O peixe-boi é considerado um dos atrativos que movimenta o turismo de base comunitária em Porto de Pedras, mas Fabiano enfatiza que isso precisa acontecer de forma responsável e garantindo a sobrevivência dessa espécie.
Em Girau do Ponciano, o projeto concluído é de iniciativa do Instituto Filhos do Sertão Transformando Vidas e tem feito diferença na vida de dezenas de crianças e adolescentes da Zona Rural do município. Lá foi ofertado curso de informática básica, gratuitamente, para promover inclusão digital e preparar os jovens para os desafios do mundo cada vez mais conectado.
O curso teve duração de cinco meses, com uma carga-horária de 160h, e a certificação ocorreu na tarde da última quinta-feira (21), em cerimônia realizada na sede da instituição, que fica localizada no Povoado Alecrim, em Girau do Ponciano, local onde ocorreram as aulas.
A estudante, Lorena Barbosa, conta como foi sua experiência durante o curso "Eu nunca tinha tido muito contato com computador, e nem podia imaginar o tanto de coisas que conseguimos fazer com ele. O curso todo foi cheio de descobertas para mim, e sou muito grata ao Filhos do Sertão e a Equatorial por nos dar essa oportunidade. ", agradeceu ela.
Para o gerente de experiência com o Cliente da Equatorial Alagoas, Carlos Morais, as iniciativas estão deixando um legado muito importante nessas comunidades. "Estamos indo além de distribuir energia elétrica e preparando as comunidades para se desenvolverem e defenderem seus interesses", disse o gerente. Carlos visitou a Feira de Conhecimento, em Porto de Pedras e ficou encantando com a criatividade, desenvoltura e a forma que os alunos retrataram o que aprenderam nas capacitações aplicadas pela Associação Peixe-Boi.
Já o assistente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Alagoas, Cleiton Adonias, participou da certificação do projeto em Girau do Ponciano. "Somos gratos pela oportunidade de podermos fomentar ações como esta que o Rogério e toda sua equipe tem desenvolvido na Zona Rural de Girau. O Instituto Equatorial só consegue investir em projetos como este, porque eles existem graças a pessoas que dedicam seu tempo para a promoção dessas ações. Vocês têm feito a diferença na sociedade onde atuam e nós só podemos agradecer pela oportunidade de fazer parte dessa história", pontuou Cleiton.
Instituto Filhos do Sertão: transformando vidas
O Instituto, idealizado pelo José Rogério da Silva, beneficia a população do Povoado Alecrim e povoados circunvizinhos há nove anos levando a educação, o esporte e a saúde, como a base transformadora na comunidade.
Associação Peixe-Boi
A Associação Peixe-Boi existe desde 2009, com a finalidade de apoiar a comunidade em ações de proteção da natureza, com consciência e responsabilidade, discutindo e propondo soluções para os problemas locais. Hoje é a principal defensora da espécie marinha que dá nome a instituição, em Porto de Pedras.
Sobre o Edital Diálogos
O Edital Diálogos, lançado pelo Instituto Equatorial tem como missão fomentar o desenvolvimento social, econômico e ambiental por meio do apoio a projetos de qualificação profissional, empregabilidade, empreendedorismo, educação e sustentabilidade.
Em sua última edição, foram investidos R$ 3 milhões em iniciativas sociais nos estados de atuação das distribuidoras do grupo, incluindo Alagoas. Os projetos apoiados pelo Instituto Equatorial beneficiam comunidades em diversas regiões do estado, do litoral ao sertão, em municípios como Maceió, Arapiraca, Penedo, Coruripe, Delmiro Gouveia, Girau do Ponciano, entre outros.
O Instituto Equatorial atua estrategicamente em três eixos:
Fonte: Assessoria de Imprensa Equatorial Alagoas