27 de agosto de 2025
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Trânsito no Jaraguá será modificado para evento religioso na quinta (28)
27/08/2025 às 17h15

Geral

Polícia Científica de Alagoas recebe homenagem nacional por destaque em Balística Forense

Instituto de Criminalística de Maceió atingiu 10º "Hits" em 2024, comprovando eficácia no combate ao crime

Placa comemorativa recebida pela perita-geral Rosana Coutinho, perito-geral adjunto Wellington Melo e pelo chefe especial Charles Mariano

A Polícia Científica do Estado de Alagoas recebeu, na terça-feira (26), uma homenagem nacional no evento InterForensics, realizado em Curitiba, Paraná. O reconhecimento celebra a atuação do setor de Balística Forense do Instituto de Criminalística de Maceió (ICM), que alcançou, em 2024, a marca de 10º "Hits" no Banco Nacional de Perfis Balísticos (BNPB).

A placa comemorativa foi entregue à comitiva alagoana, composta pela perita-geral Rosana Coutinho, pelo perito-geral Adjunto Wellington Melo, e pelo chefe especial do ICM, Charles Mariano. 

A honraria foi concedida pela empresa Iafis, desenvolvedora dos equipamentos e softwares que compõem o Sistema Nacional de Análise Balística (Sinab).

O perito criminal Paulo Rogério Ferreira, administrador do Sinab em Alagoas, destacou a importância do prêmio. Ele explicou que trata-se de uma placa comemorativa por uma meta alcançada pelo setor de balística forense na utilização do SINAB aqui em Alagoas. "É a certificação de que o Estado de Alagoas vem oferecendo uma resposta contundente no combate ao crime. A Polícia Científica de Alagoas vem utilizando meios tecnológicos avançados no setor de balística forense que resultará na produção de laudos periciais mais consubstanciados, entregando a sociedade alagoana um serviço de combate ao crime eficiente",  ressaltou o perito.

A conquista é resultado da expertise dos peritos criminais da seção de balística forense, que, por meio do Sinab, conseguiram correlacionar locais de crimes e vítimas a partir de elementos de munição coletados em casos envolvendo armas de fogo. Esse feito demonstra a eficácia e o compromisso da Polícia Científica no combate à criminalidade.

A InterForensics, considerada o maior evento de Ciências Forenses da América Latina e um dos maiores do mundo, foi palco desta importante celebração. O evento criado por peritos criminais federais reúne profissionais da perícia criminal, pesquisa científica, setor jurídico e indústria para troca de conhecimentos.


Fonte: Ascom Polícia Científica

Todos os direitos reservados
- 2009-2025 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]