A Defesa Civil de Maceió, junto ao Serviço Geológico do Brasil, mapeou 25 localidades na primeira fase de visitas em campo para a atualização do Plano Municipal de Redução de Riscos de Maceió.
O Plano tem prazo de 24 meses para ser concluído e, de 11 a 22 de agosto, os técnicos atuaram em duas áreas do Complexo Benedito Bentes.
As equipes mapeiam as áreas de risco, identificando quais as demandas existentes em cada local para quantificar as áreas, medir o grau de risco e propor as ações necessárias para que o risco seja eliminado.
Fernandja Campos, coordenadora noturna do Centro Integrado de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil Municipal, destaca que o trabalho é minucioso e detalhado. “Analisamos bem cada local que passamos e, antes de ir a campo nos reunimos para delimitar as áreas. Em campo, analisamos as necessidades para que seja indicada a solução mais adequada”, expõe.
Este período foi a primeira fase. A segunda etapa está prevista para iniciar no dia 21 de setembro, no litoral Norte, na região de Ipioca. Entre as localidades mapeadas estão diversas grotas do Complexo Benedito Bentes, como as grotas da Alegria e Frei Damião.
Confira a lista completa das localidades mapeadas na primeira fase do Plano:
O que é o Plano Municipal de Redução de Risco (PMRR)
O PMRR é um instrumento que permite o diagnóstico do risco e a proposição de medidas para a redução dos impactos, como obras de infraestrutura e de saneamento.
O trabalho é realizado com base em guias, manuais, publicações e metodologias indicadas pela Secretaria Nacional de Periferias (SNP), como o Guia para Elaboração de Planos Municipais de Redução de Riscos: Apontamentos Técnicos para Inovações Metodológicas, produzido pela equipe do Departamento de Mitigação e Prevenção, da SNP.
O Plano é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades (SNP/MCid), do Governo Federal, e deve contribuir com dados técnicos e subsídios para a formulação de políticas públicas mais eficazes em Maceió.
Fonte: Ascom Defesa Civil Maceió