O Programa de Pós-graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) anunciou a abertura do edital Nº 04/2025 para seleção de alunos regulares para o ano de 2026. O mestrado oferece 12 vagas, distribuídas entre ampla concorrência e um sistema de cotas diversificado, visando promover a inclusão e a igualdade de oportunidades.
As inscrições estão abertas até o dia 10 de outubro, exclusivamente pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). O programa disponibiliza as seguintes linhas de pesquisa: Corpo, Interseccionalidade e Política; e Identidade, Território, Memória e Imagem. Os interessados vão passar por um processo seletivo composto por três etapas principais: Análise do Projeto de Pesquisa (eliminatória), Análise do Currículo Lattes (classificatória), e Defesa da Candidatura (eliminatória e classificatória, realizada virtualmente).
Para se inscrever clique aqui.
Os candidatos devem apresentar todos os documentos exigidos em edital, como diploma de graduação, histórico escolar, currículo Lattes, projeto de pesquisa e, quando aplicável, documentos comprobatórios para concorrer às vagas reservadas pelo sistema de cotas.
Metade das vagas é destinada para candidatos negros (pretos e pardos), indígenas, pessoas com deficiência, pessoas trans (transgêneros, transexuais e travestis), refugiados, assentados e servidores da Ufal.
O edital completo, com todas as informações detalhadas sobre o processo seletivo, critérios de avaliação e documentação necessária, está disponível clicando aqui.
Em caso de dúvidas, os candidatos podem entrar em contato com a secretaria do programa por meio do endereço eletrônico [email protected].
Fonte: Ascom Ufal