Com o intuito de fomentar ainda mais o artesanato e cultura alagoana, uma nova sede da Cooperativa dos Artesãos da Barra Nova (COOPERARTBAN) foi entregue para a comunidade, em Marechal Deodoro, viabilizada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), junto ao Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON) e o Instituto Nós Por Elas. A cerimônia ocorreu no endereço da Cooperativa, nesta sexta-feira (29), com a presença de autoridades, parceiros e artistas.
Localizada em um dos berços históricos e culturais de Alagoas, o espaço foi revitalizado para oferecer melhores condições de trabalho, formação e exposição às artesãs que mantêm viva a tradição. O projeto havia sido anunciado em outubro de 2024, durante a 65ª edição do Congresso Brasileiro do Concreto promovido pelo IBRACON. A previsão inicial era de concluir a reforma em até 12 meses, sendo concretizado em tempo ainda menor.
A iniciativa foi viabilizada pela ABNT como um projeto social, contemplando toda a construção da sede, incluindo mão de obra e recursos, impactando positivamente na economia criativa de Alagoas. O antigo local apresentava problemas estruturais e de insalubridade, o que dificultava o trabalho exercido pelos artesãos.
O presidente da ABNT, Mário William Esper, destacou que a realização dessa reforma também faz parte do setor social da instituição. “É emocionante estar aqui nesse momento. Duas mulheres comandaram essa obra e isso é muito marcante. A ABNT tem esse papel, através de normas que fazem a diferença na vida das pessoas, dando preferência ao social, com outras ações também nesse sentido. Estamos sempre à disposição para trazer projetos desse tipo”, salientou.
Emocionado, o presidente do IBRACON, Júlio Tirmeman, também ressaltou sobre as mulheres que fazem parte da cooperativa, que seguiram firmes lutando pela nova sede. “Ficamos bastante impactados com a situação de insalubridade que estava a associação. Chamamos parceiros para realizar esse projeto e ficamos muito felizes de dar uma nova vida para essa comunidade de Marechal Deodoro. Eu sempre vi nessas moças a resiliência, que nunca deixaram de acreditar que esse sonho da sede revitalizada iria acontecer. É uma realização para várias famílias que agora veem o sonho se concretizar”, conta.
Ao todo foram duas fases do projeto: a primeira com a demolição, limpeza do terreno e implantação da base, ainda no ano de 2024, e a segunda fase com a construção do projeto em si, durante todo o ano de 2025, até o mês de agosto. As responsáveis pela obra foram as arquitetas Jessika Pacheco e Daiana Schuch, que executaram todo o planejamento.
O novo local conta com uma loja para a venda de produtos, escritório e salas para a produção e estoque. Além disso, um espaço para atendimento de artesãos em vulnerabilidade socioeconômica também foi instalado, com capacidade para três beliches e banheiros, trazendo segurança para a comunidade.
Referência na luta pelo fim da violência contra a mulher, o Instituto Nós Por Elas, representado pela presidente Natalie Castro, pontuou que a cooperativa segue sendo símbolo para o crescimento e segurança das mulheres alagoanas.
“Estamos aqui como testemunhas de tudo isso. A gente vê a concretitude desse empreendimento e chegou a hora de ter uma sede robusta para comportar todas as necessidades. A gente tem como pauta a independência financeira das mulheres e vemos isso acontecendo aqui também”, comemorou.
A presidente da COOPERARTBAN, Lindinalva Oliveira, fez um discurso de agradecimento pela entrega da nova sede, destacando as instituições que encabeçaram o projeto. “Com muito sentimento de gratidão porque se não fosse o IBRACON e a ABNT a gente não ia realizar esse sonho. Vimos tijolos caídos e essa obra, que seria para poucos, se transformou nesse legado que vai atender multidões. Essa sede servirá como canal cultural e turístico, onde além da nossa produção, passaremos o saber fazer para as próximas da nossa cultura para futuras gerações. Esse empreendimento servirá de modelo para outras instituições do país e será âncora na cultura de Alagoas”, celebrou.
O ex-prefeito de Marechal Deodoro, Cacau, também exaltou a garra das artesãs, que nunca desistiram de buscar pela revitalização. “Eu sempre vi a luta dessas mulheres, nos reunimos muitas vezes para poder sempre entregar o melhor. A luta delas sempre foi a minha, então hoje eu me sinto feliz de presenciar essa entrega”, pontuou.
A inauguração ainda contou com uma homenagem especial, onde cada parceiro e patrocinadores do projeto ganhou um quadro em formato da renda filé com seus logotipos, finalizando com o desceramento da placa e corte da fita na porta de entrada da cooperativa. Os presentes ainda puderam admirar os produtos fabricados pelas artesãs e conferir a nova estrutura.
Fonte: Assessoria