Em comemoração ao Dia do Profissional de Educação Física, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoveu, nesta segunda-feira (1°), o II Encontro de Profissionais de Educação Física do SUS de Alagoas. O evento aconteceu no auditório da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), no bairro do Trapiche, em Maceió, reunindo estudantes, profissionais e gestores municipais e estaduais.
O encontro teve como objetivo fortalecer o papel estratégico da categoria na promoção da saúde, destacando a importância da prática regular de atividade física e de um estilo de vida saudável na prevenção de doenças e na melhoria da qualidade de vida da população. Isso porque estudos científicos comprovam que a prática de atividades físicas evita doenças como a diabetes e hipertensão arterial.
O profissional de Educação Física da Gerência de Atenção Primária (GAP) da Sesau, Everton Carnaúba, ressaltou a importância da iniciativa. “O evento teve o objetivo de discutir políticas públicas, compartilhar experiências exitosas e apontar desafios e metas para a atenção básica, média e alta complexidade. Foi um momento de valorização da nossa categoria e de integração entre profissionais que atuam em diferentes realidades”, destacou.
Já a professora da Uncisal, Flávia Canuto, reforçou o papel da universidade no apoio à formação e capacitação dos profissionais que atuam no SUS. “Recebemos colegas de todo o estado para refletir sobre a relevância da atividade física no sistema público de saúde. Nosso objetivo é apoiá-los, discutindo demandas e propondo caminhos para que possam atuar cada vez melhor em seus territórios”, explicou.
A diretora de Promoção à Saúde de Arapiraca, também profissional de Educação Física, Rafaela Nóbrega, destacou que o encontro foi além da celebração da data. “Esse evento é, ao mesmo tempo, um espaço de comemoração e de fortalecimento. Discutir a promoção da atividade física no SUS significa ampliar nossas possibilidades de atuação para solucionar problemas de saúde da população, sempre por meio da nossa área”, afirmou.
Programação
A programação contou com a palestra “Planejamento, Monitoramento e Avaliação como Ferramentas de Gestão Estratégica da Promoção da Atividade Física no SUS”, ministrada pela professora Jéssyka Barbosa. Em seguida, ocorreu a mesa-redonda “Intervenções de Atividade Física e Práticas Corporais para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA): do Planejamento à Avaliação”, conduzida pela professora Crystiane Toscano.
Além disso, foi realizada a Mostra de Experiências Exitosas e o Minicurso “Saúde Digital e Educação Física no SUS: Qualificando Registros no e-SUS/PEC”. As ações foram coordenadas pela professora Rafaela Nóbrega, coordenadora das Academias da Saúde de Arapiraca, e pela enfermeira Myrna Albuquerque, coordenadora do Sistema de Informação para Atenção Básica (Sisab) do município.
Fonte: Agência Alagoas