O Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, está com inscrições abertas para o I Simpósio Interdisciplinar do Setembro Amarelo, que será realizado nos dias 11 e 12 de setembro, no auditório do Planetário e Casa da Ciência. O evento vai reunir profissionais de diferentes áreas da saúde para discutir o manejo do paciente em sofrimento psíquico e comportamento suicida, além de refletir sobre o autocuidado dos trabalhadores da saúde, bem como, estudantes das áreas da saúde e à população em geral.
As inscrições devem ser feitas online, com uma contribuição simbólica a ser entregue nos dias do evento: caixa de lápis de cor, brinquedos lúdicos, jogos lúdicos ou livros de histórias, materiais que serão utilizados em atividades lúdicas de acolhimento de pacientes.
As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo link: https://doity.com.br/i-simposio-interdisciplinar-do-setembro-amarelo .
Na abertura oficial, no dia 11, às 19h30, participam a diretora-geral, Bárbara Albuquerque; o diretor-médico Vanderly Rezende e o diretor administrativo Paulo Roberto Pereira. A primeira palestra será com o cirurgião Jean Rafael, sobre "A Importância do Autocuidado para o Profissional da Saúde do HEA".
A programação do dia 12 começa às 8h, com a psicóloga Wilza Rosa e Silva, que abordará "O Manejo da Equipe Interdisciplinar diante do Paciente em Sofrimento Psíquico e Comportamento Suicida". Em seguida, o médico Matheus Vieira tratará da "Identificação Precoce dos Transtornos Mentais Associados ao Comportamento Suicida e Possibilidades de Intervenções".
A assistente social Lucivânia Ferreira falará sobre "A Importância da Rede Fortalecida na Garantia do Atendimento Referencial no Pós-Hospitalar". O encerramento será com o psicólogo Cícero José Barbosa, que discutirá "As Novas Formas de Adoecimento do Profissional da Saúde na Contemporaneidade e Estratégias de Autocuidado".
O coordenador de Psicologia do HEA, Wagner Silva, explicou que o simpósio envolve todos os setores do hospital. “O objetivo é refletir e sensibilizar sobre o manejo no acolhimento ao paciente em sofrimento psíquico, sem julgamento ou discriminação. E a suma importância do autocuidado dos profissionais da saúde. Quem cuida precisa ser cuidado”, afirmou.
A diretora-geral do HEA, Bárbara Albuquerque, destacou que a unidade hospitalar vem assumindo papel de protagonismo na discussão de temas importantes para a sociedade.
“O simpósio abre espaço para que nossos profissionais participem, compartilhem experiências e contribuam para o fortalecimento de práticas cada vez mais humanizadas no cuidado à saúde mental”, sentenciou a gestora.
Fonte: Tony Medeiros / Ascom HEA