Nesta terça-feira (9), estudantes da Escola Municipal Pio X participaram de uma atividade especial: uma visita guiada ao Navio-Veleiro Cisne Branco, da Marinha do Brasil, no Porto de Maceió. A iniciativa faz parte de uma ação da Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Coordenação Técnica de Educação Ambiental, em parceria com o Pré-Sinpete da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
Durante o passeio, os estudantes conheceram de perto a embarcação, interagiram com os marinheiros e esclareceram dúvidas sobre a vida a bordo. A visita despertou a curiosidade das crianças que se encantaram com a estrutura do navio e com as histórias contadas pela tripulação.
A técnica pedagógica de Educação Ambiental da Semed, Amonny Nobre, acompanhou os alunos e ressaltou a importância da experiência. “É muito importante que eles saiam do espaço da escola e tenham essa vivência. Nós temos um projeto, o 'Oceano vai às Escolas', e eles acabam associando essa experiência ao projeto, que ganha ainda mais relevância. Essa aproximação é fundamental para ampliar o olhar dos estudantes e trazer conhecimento”, destacou.
Navegando em conhecimento
Na visita, os estudantes observaram de perto cada detalhe do navio e conheceram um pouco da sua história, descobrindo os lugares por onde já navegou. A atividade também possibilitou compreender melhor a rotina marítima e a relevância do trabalho desenvolvido pela Marinha para o País.
Maria Eduarda, aluna do 6° ano, compartilha a experiência de ver o Navio-Veleiro pela primeira vez. Para ela, o momento foi único. “Foi legal, eu aprendi muita coisa. Aprendi sobre a Marinha, sobre as cordas que seguram o navio, o jeito que eles conseguem fazer parar e também sobre a segurança. E o que mais me chamou a atenção foi ver como tudo é bem organizado. São tantas coisas e equipamentos que eu nunca tinha visto", contou.
A ação também teve grande importância para a sensibilização dos estudantes, ao abordar temas que se conectam com diferentes áreas do conhecimento, como História e Geografia. A interdisciplinaridade tornou a experiência ainda mais enriquecedora e significativa para todos.
Para Ana Júlia, também do 6º ano, a visita se tornou um momento inesquecível, que proporcionou aprendizado e deixará lembranças marcantes. “Foi uma experiência incrível que quero repetir. Achei muito interessante saber o tempo que os marinheiros passam longe de casa, saber o tanto que viajam. Também percebi que é preciso estudar bastante e ter disciplina para chegar até aqui”, compartilhou.
Fonte: Assessoria