Os Centros Pops trabalham dando oportunidades de mudança de vida para pessoas em situação de rua de Maceió. Nessa quarta-feira(10), 32 usuários das três unidades de Maceió, foram levados até o Sine para um seleção de emprego para uma empresa de produtos alimentícios no Rio Grande do Sul.
Muitos ficaram empolgados com a oportunidade e um deles foi o José Roberto, de 30 anos. “Fiquei muito feliz. A gente tem que aproveitar essas oportunidades de mudar de vida que o Centro Pop nos dá. Já trabalhei uma vez com carteira assinada e essa é uma boa oportunidade. Mesmo se não for selecionado, vou continuar tentando”, disse o usuário do Centro Pop 2.
A coordenadora geral dos Centros Pops de Maceió, Fabiana Canabarro, falou da importância dessa ação que visa a retomada de vida, para os usuários dos Centros Pops. “Essa oportunidade de participar de um processo seletivo, como este, é extremamente significativo. É muito mais do que uma vaga de emprego. É uma chance concreta de inclusão, transformação social e valorização da diversidade. Estamos muito muito felizes por esta oportunidade e muito confiante que o nosso público venha a ser contemplado com esta oportunidade no mercado de trabalho”, disse Fabiana.
A coordenadora do Sine Maceió, Valdenice Cavalcante, destacou a importância dessa ação para esse público da Prefeitura. “Queremos ofertar uma qualidade de vida melhor para essas pessoas. Até porque têm muitos que estão aí na rua realmente por falta de uma oportunidade. Tem até profissionais, que eu conversei com alguns, e falaram que tinham até graduação, e estão na rua por falta de oportunidade, ou por causa de algum vício, perderam a família ou porque se mudaram de Estado. Então, é importante que eles consigam ter um trabalho digno, com carteira assinada, ter seu salário, ter seu local para morar, seu dinheiro para o seu alimento”, ressaltou.
Essa ação faz parte do projeto Portas que Transformam do Sine Maceió, que tem o objetivo de transformar a vida de pessoas que estão em vulnerabilidade social, incluí-las no mercado de trabalho.
Centro Pop
O Centro Pop atende jovens, adultos, idosos e famílias que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência. O serviço pode ser acessado de forma espontânea pela pessoa em situação de rua, a qualquer momento. Pode também ser acessado por encaminhamento do Serviço Especializado em Abordagem Social, por outros serviços da Assistência Social ou de outra política pública e por órgãos do sistema judiciário.
Onde funciona?
Centro Pop I - Rua Sete de Setembro, nº 16, Centro, próximo a Praça Sinimbu; Telefone: (82) 3312-5931;
Centro Pop II - Travessa Calabar, n° 90, Prado. Telefone: (82) 3312-5932;
Centro Pop III – Rua B 41, Residencial Benedito Bentes 1, próximo ao terminal do Benedito Bentes
Fonte: Vanessa Napoleão/Ascom Semdes