12 de setembro de 2025
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Lula sanciona lei que cria Carteira Nacional do Professor
12/09/2025 às 17h30

Geral

Atenção Primária de Maceió capacita agentes de saúde na prevenção ao suicídio

Ação discutiu, além de medidas de prevenção, ficha de notificação e estratégias de intervenção em saúde mental

Foto: Ascom SMS

A Secretaria Municipal de Saúde(SMS) realizou, nesta quinta-feira(11), no auditório da Faculdade Uninassau, no Farol, uma atividade alusiva à campanha Setembro Amarelo. A ação foi promovida pela Atenção Primária em parceria com a Coordenação Técnica de Saúde Mental e reuniu agentes comunitários de saúde para uma capacitação voltada à prevenção do suicídio.

A assistente social Rozali Costa, responsável técnica pela área de Violências e Acidentes da SMS, destacou a importância do encontro.

“O momento foi direcionado aos agentes comunitários de saúde, abordando a importância da notificação de violência. Ela é um instrumento da linha de cuidado e precisamos notificar os casos suspeitos ou confirmados de todas as violências, inclusive as violências autoprovocadas (autolesão e tentativa de suicídio), para direcionar o atendimento e cuidado integral, “ explicou a técnica.

Segundo Rozali, muitos profissionais recém-chegados ainda não conheciam a ficha de notificação de violência interpessoal e autoprovocada, “Eles demonstraram bastante interesse e estão engajados em contribuir com essa vigilância, o que permitirá traçar um perfil epidemiológico e, a partir dele, desenvolver ações preventivas e de intervenção”, completou.

O evento também contou com a participação da psicóloga Wilzacler Rosa, que apresentou orientações sobre o manejo do comportamento suicida, oferecendo subsídios técnicos para o trabalho diário dos profissionais da rede.

A iniciativa reforça o compromisso da SMS em fortalecer a rede de atenção psicossocial e capacitar seus profissionais para lidar com situações de vulnerabilidade. Ao integrar informação, acolhimento e estratégias de prevenção, o município avança na construção de políticas públicas mais efetivas para a promoção da saúde mental e a valorização da vida.


Fonte: Wilson Smith/Ascom SMS

Todos os direitos reservados
- 2009-2025 Press Comunicações S/S
[email protected]