13 de setembro de 2025
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Acordo de livre comércio entre Mercosul e EFTA será assinado no dia 16
13/09/2025 às 17h00

Geral

OAB-AL leva educação jurídica e cidadã às escolas municipais de Maceió

Por meio do projeto “OAB nas Escolas”, estudantes da rede participam de palestras, oficinas e atividades lúdicas sobre direitos, deveres e valores democráticos

Iniciativa já percorreu mais de 60 escolas municipais, alcançando estudantes do Ensino Fundamental e Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI). - Ascom Semed

A Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas(OAB/AL), em parceria com Secretaria Municipal de Educação(Semed), tem levado conhecimento jurídico e formação cidadã diretamente às salas de aula de Maceió, com o projeto “OAB nas Escolas”. Criada em 2023, a iniciativa já percorreu mais de 60 escolas municipais, alcançando estudantes do Ensino Fundamental e Educação de Jovens, Adultos e Idosos(EJAI), com temas essenciais para a convivência em sociedade.

Neste ano, a primeira atividade aconteceu em 1º de agosto. Desde então, várias unidades escolares, entre elas as Escolas Pompeu Sarmento, Arnon de Mello, Nise da Silveira, Nosso Lar e o CMEI João XXIII receberam palestras. Uma dessas palestras, sobre a Lei Maria da Penha, em alusão ao Agosto Lilás, foi conduzida pela Comissão da Mulher Advogada. Outras comissões, a exemplo da Comissão da Pessoa Idosa e da Comissão da Pessoa com Deficiência, também participaram das ações.

Além das palestras, o projeto aposta em oficinas, gincanas e atividades lúdicas, que tornam o aprendizado mais leve e envolvente. A proposta é que, ao final de cada ciclo, haja uma culminância, com premiações e certificados que estimulam o interesse e a dedicação dos alunos.

Para Érika Freire, presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/AL, a parceria com a Semed é essencial para a execução e expansão do projeto: “O secretário de Educação de Maceió, Luiz Rogério, abraçou a proposta e disponibilizou as unidades escolares para receber as comissões. Essa união proporciona à sociedade mais conhecimento e acesso aos seus direitos e é indispensável para a construção de uma sociedade mais justa e integrada”.

Segundo Érika, o projeto tem um caráter contínuo e proposta de expansão: “Nosso objetivo é atingir toda a rede municipal até dezembro de 2025. Para isso, contamos com a força das 73 comissões da OAB, que abordarão ainda temas diversos, como bullying e cyberbullying, direitos da criança e do adolescente, direitos trabalhistas, previdenciários, ambientais, fomento à prática da conciliação, dentre outros”.


Fonte: Ascom Semed

Todos os direitos reservados
- 2009-2025 Press Comunicações S/S
[email protected]