26 de setembro de 2025
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Toyota suspende produção no país após chuva destruir fábrica em SP
26/09/2025 às 19h00

Geral

Semdes participa do 3° Encontro Nacional Alimenta Cidades em Minas Gerais

Maceió é o único município de Alagoas a integrar a iniciativa

Foto: Ascom Semdes

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar de Maceió (Semdes), através da Subsecretaria de Segurança Alimentar, participou do 3° Encontro Nacional Alimenta Cidades. O evento ocorreu entre os dias 22 e 24 de setembro, na Prefeitura de Belo Horizonte, em Minas Gerais.

A iniciativa tem como objetivo debater desafios e oportunidades para construção de sistemas alimentares urbanos que sejam saudáveis, sustentáveis e circulares, valorizando soluções locais e práticas inovadoras.

Na ocasião, as servidoras da Subsecretaria de Segurança Alimentar da Semdes, Jane Mary, Maria Brasil e Izabel Gazzaneo, apresentaram a experiência de feiras da agricultura familiar e o desenvolvimento de serviços de educação alimentar e nutricional no município de Maceió.

Servidoras apresentaram experiência exitosa do município de Maceió. Foto: cortesia
Servidoras apresentaram experiência exitosa do município de Maceió. Foto: cortesia

A subsecretaria de Segurança Alimentar, Jane Mary, falou da importância do município participar do evento. "Maceió é o único município de Alagoas a integrar o Alimenta Cidades e esse encontro fortalece o diálogo entre municípios, estados e Governo Federal, possibilitando o alinhamento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), obtendo subsídios para a implementação da politica de segurança alimentar e nutricional, promovendo a garantia do direito humano a alimentação adequada", disse.

Na oportunidade, ocorreu a exposição de ações e projetos dos municípios, conhecendo práticas inovadoras, como programas de compras públicas da agricultura familiar, hortas urbanas, cozinhas comunitárias e políticas de combate ao desperdício de alimentos e adaptá-las à sua realidade.

A Estratégia Alimenta Cidades é uma iniciativa do Governo Federal, que visa fortalecer a segurança alimentar e nutricional nas cidades. O objetivo é ampliar a produção, o acesso, a disponibilidade e o consumo de alimentos adequados e saudáveis, com foco nos territórios urbanos mais vulneráveis. 


Fonte: Matheus Silvino/ Ascom Semdes

Todos os direitos reservados
- 2009-2025 Press Comunicações S/S
[email protected]