Apenas uma semana depois da inauguração da Praça do Carminha, no Benedito Bentes, realizada pelo Prefeito JHC e pelo vice-prefeito, Rodrigo Cunha, na última semana de setembro, a Autarquia Municipal de Limpeza Urbana registrou o furto de uma lixeira instalada no local para facilitar o descarte correto dos resíduos gerados pelos frequentadores.
O fato, constatado pelo fiscal responsável pelas equipes que fazem a coleta na região, não é novidade na capital. Além de furtos, a Autarquia já registrou diversos casos de vandalismo nestes equipamentos instalados em praças e locais com grande movimentação de pessoas. A prática negativa traz custos extras para a Prefeitura, tendo em vista que um exemplar como este custa cerca de R$ 850,00.
"Instalamos esses equipamentos pensando no bem-estar da população, facilitando que mantenham o local limpo e organizado para suas crianças e entes queridos. Infelizmente, ainda enfrentamos esse tipo de prática, que atrapalha os serviços de limpeza urbana e gera um gasto que poderia ser investido em outros equipamentos", disse Kedyna Tavares, diretora-executiva da Alurb.
A instalação de uma nova lixeira já foi programada com a empresa responsável pela parte da alta da cidade. Ademais, o órgão pretende buscar imagens e registrar um boletim de ocorrência para que o infrator seja identificado. Furtar bens que são patrimônio público também é crime e pode levar à responsabilização penal.
Fonte: Alexandre Vieira/Ascom Alurb