No segundo sábado de outubro, é celebrado o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos, uma iniciativa da Aliança Mundial de Cuidados Paliativos (WHPCA, na sigla em inglês), para promover a conscientização sobre a importância do tratamento que busca melhorar a qualidade de vida de pessoas com doenças graves e/ou finitude. O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes da Universidade Federal de Alagoas (HUPAA-Ufal) dispõe de uma Comissão de Cuidados Paliativos (ComCuidado) desde 2017, que desenvolve acompanhamento aos pacientes que necessitam de tal atenção.
A ComCuidado realiza atividades de assistência ambulatorial, internamento e domiciliar, assim como reuniões semanais com intuito de traçar estratégias direcionadas para cada paciente e capacitação do corpo técnico. Atuando no HUPAA especificamente com pacientes oncológicos – nas enfermarias da Clínica Oncológica, no Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) e em domicílio –, a equipe também realiza parecer e orientações nas demais clínicas do hospital quando solicitada. São 24 consultas ambulatoriais semanais e nove pacientes por semana atendidos em visita domiciliar.
"Nosso objetivo é garantir uma abordagem integrada, ética e humanizada no cuidado de pacientes com câncer que enfrentam doenças ameaçadoras à vida, com foco na qualidade de vida. Focamos no alívio de sinais e sintomas e melhoria da qualidade de vida", explica a enfermeira especialista em oncologia e cuidados paliativos lotada na Unidade de Oncologia do HUPAA, Sâmela Oliveira. Ela, que também é membro da ComCuidado, atua como enfermeira responsável técnica do Pronto Atendimento Oncológico (PAO) e Cuidados Paliativos.
Atualmente, a equipe é composta por quatro enfermeiras, três médicos, um fisioterapeuta, um(a) nutricionista, um(a) terapeuta ocupacional, dois psicólogos e um(a) assistente social, além de dois voluntários. "Sempre atuamos com equipe multiprofissional, e contamos com a presença de residentes da Residência em Medicina e Residência Multiprofissional", comenta Sâmela.
Fonte: Unidade de Comunicação Regional 9 (HUPAA)