A travessia do riacho Vista Alegre, em Igreja Nova (AL), será facilitada com a implantação de uma ponte pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), a partir de um investimento de cerca de R$ 1 milhão. O riacho separa as comunidades rurais Bela Vista e Vista Alegre e, atualmente, não há infraestrutura para a travessia, o que aumenta o tempo de deslocamento e os custos dos agricultores locais para o transporte da produção agrícola do Projeto Público de Irrigação do Boacica, mantido pela Codevasf no município.
A implantação da ponte está sendo executada por meio de convênio entre a Codevasf e a Prefeitura Municipal de Igreja Nova, que apresentou contrapartida no valor de cerca de R$ 134 mil.
Para o superintendente regional da Codevasf em Alagoas, João Paulo Tavares, a nova infraestrutura viária deve melhorar o escoamento da produção e de insumos na região e, consequentemente, contribuir para o aumento da capacidade produtiva local, além de facilitar o acesso da população rural a serviços públicos básicos, como escolas e postos de saúde.
“A região dos povoados Bela Vista e Vista Alegre possui um grande potencial agrícola por conta da localização do Projeto de Irrigação do Boacica. Lá residem famílias que precisam se deslocar para suas atividades diárias, como o trabalho na agricultura, escolas e comércio. Com a nova estrutura, esses trajetos serão encurtados, o que terá reflexos positivos na economia local e também na qualidade de vida das pessoas”, destacou.
A parceria entre a Codevasf e a Prefeitura de Igreja Nova tem resultado em obras que fortalecem a infraestrutura para o desenvolvimento regional, conforme destaca o prefeito Tiago Mateus.
“A implantação da ponte vai unir duas comunidades e proporcionar melhores condições para o escoamento da produção agrícola. Unimos esforços junto à Codevasf para que as famílias de Vista Alegre e Bela Vista tenham mais segurança e rapidez na travessia. Essa parceria está transformando a infraestrutura de Igreja Nova”, declarou.
Obra já iniciada
A ponte terá 20 metros de extensão e 6,4 metros de largura, com toda a estrutura executada em concreto armado — exceto as vigas principais (longarinas), concebidas em concreto protendido. A infraestrutura contará ainda com duas faixas de rolamento de 2,8 metros cada, protegidas por guarda-rodas tipo “New Jersey” em seus bordos.
Atualmente, a obra encontra-se com 29% de execução, com os serviços de fundação em andamento. Segundo o engenheiro civil da Codevasf, Wellington Medeiros, responsável por acompanhar a execução, a previsão é de que os trabalhos sejam concluídos até o final do primeiro semestre de 2026.
“A obra está em plena execução. Os serviços de escavação e regularização nas cabeceiras da ponte, bem como os preparativos para implantação da fundação, estão bastante adiantados. Em paralelo, estamos executando a armação e a concretagem das peças pré-moldadas em concreto armado. Com o término do período chuvoso, vamos intensificar o ritmo dos trabalhos para que possamos entregá-la à população o mais breve possível”, afirmou.
Os recursos para a implantação da ponte são oriundos do Programa de Apoio a Projetos de Desenvolvimento Sustentável Local Integrado – Nacional, destinados à Codevasf por meio de emenda parlamentar.
Fonte: Assessoria