22 de outubro de 2025
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 3
22/10/2025 às 10h15

Geral

Famílias brasileiras preferem Maceió e turista gastam mais em Alagoas do que em outros destinos

Procura crescente decorre dos investimentos em infraestrutura urbana e divulgação dos atrativos da capital alagoana

Piscinas naturais são atrativos que encantam os visitantes. - Ascom Semtur

Por dois anos consecutivos, a cidade de Maceió é líder entre os lugares mais procurados pelas famílias em outubro. É o que revela o levantamento da Azul Viagens, em que destaca os cinco destinos mais procurados no mês das crianças, todos no Nordeste. A preferência pela capital alagoana desencadeia o crescimento de 14% nas vendas de pacotes de viagens em relação a 2024, e faz o turista investir R$ 366 por dia - o maior montante do Brasil. Conforme a operadora de turismo, o resultado é fruto não apenas das belezas naturais, mas da infraestrutura da cidade.

Professor e economista da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Arnóbio Cavalcanti detalha os motivos dados pela Azul sobre os números serem impulsionados pela infraestrutura da capital. Segundo o especialista, políticas públicas favorecem a diversidade da experiência turística que, antes, era majoritariamente vivenciada nas praias da cidade. Hoje, o turista encontra outros motivos para investir o descanso em Maceió

De acordo com o economista, o investimento em espaços de convívio construídos do zero ou revitalizados, como praças, parques, areninhas e academias do povo, a revitalização de mirantes, os projetos estratégicos de mobilidade, a passagem de ônibus entre as mais baratas do Brasil, ruas com iluminação 100% em LED e outros avanços integram o pacote multissetorial do turismo da cidade e, ao mesmo tempo, ampliam as possibilidades de lazer e de geração de emprego e renda.

Emprego e renda

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), desde o período pós-pandemia, Maceió se destaca como a capital nordestina com a maior taxa de crescimento na geração de empregos no setor de turismo. Em média, o município criou 3,82% de empregos para cada mil habitantes. Em uma análise comparativa de todas as capitais brasileiras, Maceió fica atrás apenas de Belo Horizonte e Manaus.

Ainda conforme os dados da PNAD, a cadeia de turismo da capital alagoana se revela soberana no Estado e em evidência regional. A pesquisa mostra que Maceió abriga cerca de 50% dos postos de trabalho no turismo em Alagoas, ao passo que as outras capitais do Nordeste empregam no máximo 25% dos empregos do setor em seus respectivos estados.

“Os dados da PNAD confirmam algo que já vínhamos observando na prática: Maceió consolidou-se como o grande pólo empregador do turismo em Alagoas e um dos mais dinâmicos do país”, avalia o economista da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), professor Arnóbio Cavalcanti.

Êxito da comunicação

Apenas no primeiro semestre de 2025, passaram 800 mil passageiros pelo Aeroporto Zumbi dos Palmares, que fica na na região Metropolitana de Maceió. Os números são da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), apresentados no 9º Salão Nacional de Turismo, em São Paulo. Já na hotelaria, segundo a plataforma Omnibees, a capital alagoana alcançou o 2º lugar no ranking nacional de desempenho hoteleiro nos seis primeiros meses deste ano - atrás apenas de Porto Seguro (BA).

A Semtur atribui parte do êxito também ao trabalho de comunicação da Prefeitura de Maceió em feiras e congressos estratégicos do setor, no Brasil e no exterior. A parceria com operadoras turísticas do país - como Decolar e CVC Corp -, as campanhas de divulgação em locais estratégicos no exterior, a exemplo da Time Square em Nova Iorque, e a interlocução com outros governos sobre novas formas de se pensar a cidade agregam ao pacote, que tem se mostrado eficaz para atrair turistas de várias partes do mundo.

Para os visitantes que voltam a Maceió, uma parcela é atribuída à infraestrutura urbana da cidade como facilitadora: os hoteis e pousadas à beira-mar demandam do turista apenas poucos passos em direção ao mar. Além disso, a proximidade de Maceió com outros pontos turísticos do estado e a disponibilidade de frotas de passeio a regiões vizinhas permitem o turista ir e voltar à capital no mesmo dia.

As opções de lazer, como o Verão Massayó, o Carnaval de Maceió e o Massayó Sol, Mar e Forró somados aos equipamentos de segurança instalados em toda a cidade, à culinária local e às ações de fomento à cultura ao longo do ano, não apenas durante a alta temporada, também são destacados pela pasta.

“Maceió se tornou referência nacional em turismo familiar e em geração de emprego no setor, e isso não acontece por acaso”, destaca o prefeito JHC. “Os investimentos em urbanização, mobilidade, segurança e lazer transformaram a cidade em um destino completo. Esses avanços mostram que políticas públicas bem planejadas são, de fato, o motor do desenvolvimento turístico e econômico da nossa cidade”, conclui.


Fonte: Secom Maceió

Todos os direitos reservados
- 2009-2025 Press Comunicações S/S
[email protected]