22 de outubro de 2025
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Justiça absolve sete acusados de incêndio e mortes no Ninho do Urubu
22/10/2025 às 12h45

Geral

Médico da Maternidade Santa Mônica será agraciado com a Medalha Silvio Vianna 2025

Reconhecimento do Governo de Alagoas celebra quase quatro décadas de dedicação à saúde pública e à humanização do parto

Médico Telmo Henrique Barbosa de Lima será um dos homenageados pelo Governo de Alagoas com a Medalha Silvio Vianna 2025

O médico ginecologista e obstetra Telmo Henrique Barbosa de Lima, servidor da Maternidade Escola Santa Mônica (MESM), unidade assistencial da Universidade Estadual Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), será um dos homenageados pelo Governo de Alagoas com a Medalha Silvio Vianna 2025, honraria concedida a servidores públicos que se destacam pela excelência, ética e compromisso com o serviço público estadual.

A indicação de Telmo Henrique foi feita pela própria Maternidade Escola Santa Mônica, instituição à qual ele dedica mais de 35 anos de trabalho voltado ao cuidado, ao acolhimento e à humanização da assistência às gestantes, parturientes e puérperas. A Medalha Silvio Vianna homenageia profissionais que contribuem significativamente para o desenvolvimento e fortalecimento da administração pública, representando um reconhecimento à trajetória de quem faz a diferença no serviço público estadual.

Nascido em 1960 e natural de Porto Calvo (AL), Telmo Henrique sempre sonhou em ser médico. Apaixonado pela ginecologia e obstetrícia desde os tempos de faculdade, ele define a profissão como uma missão de vida. “É uma alegria poder acompanhar uma mulher na geração de um filho e ajudar em um momento tão especial como é o parto”, afirmou.

Durante sua trajetória, Telmo também exerceu importantes funções na gestão pública, como diretor da Maternidade Escola Santa Mônica, por dois mandatos, e presidente da Uncisal. Nessas funções, teve papel decisivo no processo de democratização da escolha de diretores hospitalares e na melhoria da qualidade da assistência às gestantes no Estado de Alagoas.

Convicto da importância do Sistema Único de Saúde (SUS), o médico sempre defendeu um serviço público forte, acessível e de qualidade. “Sempre pensei em trabalhar com saúde pública e não há como atuar nessa área sem adentrar no serviço público, por isso fiz o concurso para médico e sei da importância que tem o SUS para a população”, ressaltou Telmo ao complementar: “todos nós que estamos no serviço público deveríamos contribuir com a gestão dos órgãos em que atuamos. Uma boa gestão é muito importante porque por meio dela podemos colaborar para que os serviços avancem”.

Além do trabalho assistencial e de gestão, o médico também se destaca na docência, formando novas gerações de médicos na mesma universidade em que se graduou. Telmo Henrique atua ainda como assessor da Supervisão Geral e coordenador da Residência Médica de Obstetrícia na MESM, acompanhando de perto os residentes em obstetrícia, desde o primeiro atendimento no ambulatório até a sala de parto. “É muito gratificante trabalhar com o ensino de ginecologia e obstetrícia, onde tenho a oportunidade de ensinar um pouco do que aprendi ao longo da vida”, disse.

Para além das portas da Santa Mônica, Telmo também foi presidente da Sociedade Alagoana de Ginecologia e Obstetrícia de Alagoas, onde atuou em prol de um serviço médico de qualidade e comprometido com a vida.

Por sua trajetória, comprometida com o cuidado, a ética e a humanização, Telmo Henrique Barbosa de Lima se tornou um símbolo de dedicação à vida e à saúde das mulheres alagoanas.

“Quando conseguimos unir nossos sonhos à nossa vida profissional, tudo faz sentido. Faço tudo com muita alegria, porque faço o que realmente gosto”, disse o homenageado.

Para Telmo, é uma honra receber a medalha Silvio Vianna. “Estou extremamente feliz em receber a medalha Silvio Vianna e gostaria de agradecer o reconhecimento de uma trajetória de mais de 35 anos dedicados ao serviço público e a consolidação do SUS. Para mim, é uma honra a gente trabalhar e amar o que faz”, concluiu.


Fonte: Ascom Santa Mônica

Todos os direitos reservados
- 2009-2025 Press Comunicações S/S
[email protected]