A Prefeitura de Maceió tem reforçado seu compromisso com a valorização da cultura popular nordestina e com o fortalecimento das tradições que identificam o povo maceioense. Com ações que vão além do período junino, a gestão municipal vem incentivando o forró o ano inteiro, promovendo oportunidades para os artistas locais e aproximando a comunidade dessa manifestação cultural tão importante para a identidade nordestina.
O forró, símbolo da cultura popular, tem ganhado cada vez mais espaço nos bairros da capital. A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa(Semce), por meio de parcerias com a Associação dos Forrozeiros de Alagoas(Asforral) tem levado apresentações musicais, dançarinos e emboladores de coco para praças e espaços públicos, promovendo lazer, convivência e orgulho de pertencer à terra do autêntico forró.
Com uma programação gratuita e voltada para toda a família, o Palco Móvel do Forró anima os bairros da capital e celebra os mestres e artistas que mantêm viva a tradição nordestina. Os trios pé de serra, dançarinos e emboladores de coco encantam o público com o ritmo contagiante do Nordeste, reforçando a identidade cultural e fortalecendo a economia criativa local.
Para o secretário de Cultura e Economia Criativa, Brivaldo Marques, o projeto mostra que o investimento em políticas públicas é fundamental para fortalecer a cultura e levar arte para todos os cantos da cidade.
“Quando o poder público acredita e investe na cultura, ele transforma realidades, movimenta a economia criativa e aproxima as pessoas das suas raízes. O Palco Móvel do Forró é um exemplo claro disso. A nossa prioridade é resgatar cada vez mais a cultura nordestina”, ressalta.
A presidente da Asforral, Rosiane Pedrosa, destaca que a ação é essencial para dar visibilidade à cultura e gerar renda para quem vive dela.
“Estamos levando o forró para diferentes praças de Maceió, divulgando e fortalecendo essa cultura que nos representa. É uma forma de gerar emprego, renda e de difundir o forró como patrimônio cultural do nosso povo”, afirma.
A iniciativa também tem sido elogiada pela população, que prestigiou de perto o resgate da cultura e reconhece o impacto positivo da presença da arte popular nos bairros.
“É muito bom ver o forró chegando perto da gente, na nossa comunidade. Isso incentiva os jovens e valoriza os artistas da terra”, conta Carlos Antônio da Silva, morador do Conjunto José Tenório.
O Palco Móvel do Forró é uma ação realizada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc(PNAB), do Governo Federal, executada pela Prefeitura de Maceió, por meio da Semce. As próximas edições do evento acontecem nos dias 31 de outubro e 22 de novembro, levando mais música, alegria e tradição para os maceioenses.
Fonte: Secom Maceió