A UNINASSAU Maceió ofereceu atendimentos fisioterapêuticos a mais de sete mil corredores durante o 8º Circuito Permanente Run, realizado no último domingo (19). Estudantes do curso de Fisioterapia da Instituição de Ensino Superior (IES) participaram ativamente da ação, colocando em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, como técnicas de liberação miofascial, ventosaterapia e massagem relaxante, contribuindo para o bem-estar e a recuperação dos atletas após a prova.
De acordo com Felype Mendes, professor do curso de Fisioterapia da UNINASSAU Maceió, corredores amadores e experientes devem adotar exercícios específicos e manter o recovery em dia para evitar lesões. "O foco é a prevenção esportiva, reduzindo riscos de problemas comuns, como a canelite e a síndrome do trato iliotibial. Durante o evento, aplicamos técnicas manuais de liberação miofascial, auxiliando na recuperação tecidual, aliviando dores pós-prova e diminuindo a tensão muscular".
Luís Monteiro, organizador do 8º Circuito Permanente Run, explicou que a competição contou com as categorias de 5 km, 10 km e 21 km, sendo a maior meia maratona do estado. "É uma prova desafiadora. Ela reúne cerca de 7 mil participantes e exige atenção a todos os detalhes para garantir a melhor experiência aos corredores. A fisioterapia desempenha um papel essencial no preparo e na recuperação dos atletas e a parceria de longa data com a IES tem sido fundamental para oferecer serviços de qualidade durante o evento", afirmou.
Para Renata Silva, aluna do 8º período da graduação de Fisioterapia da IES, participar de ações externas é uma oportunidade para adquirir experiência e desenvolver segurança na futura atuação profissional. "Quanto mais praticamos, mais confiança ganhamos na execução dos procedimentos. Também aprendemos a compreender as demandas de cada paciente, observando sinais e sintomas, e fortalecemos nossa comunicação para oferecer um atendimento cada vez mais humano e eficaz", destacou.
Jobson Vasconcelos corre há oito meses e competiu na modalidade de 21km. Ele considerou sua performance como excelente, pois conseguiu bater o recorde pessoal. "Recebi massagem relaxante e foi essencial para a recuperação, já que tenho outras provas pela frente e preciso estar em plena forma. Minha principal demanda é a recuperação muscular. Portanto, procurei a fisioterapia justamente para acelerar esse processo e prevenir lesões", disse.
Fonte: Assessoria