22 de outubro de 2025
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 3
22/10/2025 às 11h00

Geral

Polícia Civil participa do lançamento do Plano Estadual Decenal de Atendimento Socioeducativo

Documento orienta políticas públicas para adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em Alagoas

Evento de lançamento do Plano Estadual Decenal de Atendimento Socioeducativo, apresentado pelo Governo de Alagoas

A Polícia Civil de Alagoas (PCAL) marcou presença no lançamento do Plano Estadual Decenal de Atendimento Socioeducativo, apresentado pelo Governo de Alagoas na  terça-feira (21), no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), em Maceió.

A instituição foi representada pela delegada Bárbara Arraes, coordenadora das Delegacias da Infância e Juventude, que destacou a importância do envolvimento das forças de segurança na construção de políticas voltadas à proteção e reeducação de adolescentes em conflito com a lei.

De iniciativa do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA), o plano foi elaborado em parceria com as secretarias de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) e de Prevenção à Violência (Seprev). O documento apresenta uma análise técnica sobre os desafios e perspectivas do sistema socioeducativo alagoano e estabelece metas e diretrizes que deverão orientar as ações públicas até 2035.

O plano foi construído de forma coletiva, a partir de reuniões técnicas, visitas à Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese) e escutas com adolescentes em cumprimento de medidas e egressos do sistema. O trabalho resultou na atualização do diagnóstico situacional da socioeducação em Alagoas, com dados sobre o perfil dos adolescentes atendidos tanto no meio aberto quanto no fechado. O Plano Estadual Decenal de Atendimento Socioeducativo se consolida como um instrumento estratégico de planejamento e monitoramento das políticas públicas voltadas à socioeducação, reforçando o compromisso do Estado com ações humanizadas e integradas na promoção da cidadania e na prevenção à reincidência infracional.

Além da participação da Polícia Civil e da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), o documento também contou com a colaboração das secretarias de Educação (Seduc) e de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL).


Fonte: Ascom PCAL

Todos os direitos reservados
- 2009-2025 Press Comunicações S/S
[email protected]