O corregedor-geral da Justiça de Alagoas, desembargador Celyrio Adamastor, e a juíza auxiliar Laila Kerckhoff, participaram do webinar “Funcionalidades da Central ONRTDPJ – Alagoas”, realizado de maneira remota, nesta terça-feira (21), pela Corregedoria Geral da Justiça (CGJAL) e pelo Instituto de Registros de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas do Brasil (IRTDPJBrasil).
O seminário, apresentado por Marcelo Alvarenga e Anderson K. Cheche, foi transmitido pelo canal do IRTDPJBrasil no Youtube e contou com 222 participantes, entre delegatários e funcionários das serventias extrajudiciais com atribuições de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas (RTD e RCPJ) de Alagoas.
“Quero agradecer e parabenizar a toda a equipe, tanto do IRTDPJBrasil quanto da Corregedoria, por apresentar essa capacitação tão importante para as serventias extrajudiciais de Alagoas. É um tema essencial na atualidade e nós pretendemos garantir essas capacitações, para que os cartórios possam ofertar os melhores serviços à população”, comentou Celyrio Adamastor.
De acordo com o presidente do IRTDPJBrasil e da Central ONRTDPJ, Rainey Marinho, que mediou a capacitação, a plataforma é gratuita e os delegatários recebem todas as informações necessárias para que possam usar os recursos de maneira plena. Ele afirmou que há um departamento de suporte online para auxiliá-los em cada ato a ser praticado, além de tutoriais em vídeo e manuais para cada serviço.
“Estamos esperançosos de que em breve, os cartórios de RCPJ do interior também estejam integrados à Redesim, podendo deferir o CNPJ de associações, fundações e demais Pessoas Jurídicas de forma totalmente automatizada. Por enquanto, apenas os dois cartórios da capital fazem este serviço”, ressaltou.
O novo módulo de busca e apreensão por meio dos cartórios também foi tema do seminário, com a apresentação de todas as etapas do procedimento. A atividade foi regulamentada em Alagoas pela Corregedoria Geral da Justiça (CGJAL), por meio do Provimento CGJAL nº 21/2024, em conformidade com a Lei Federal nº 14.711/2023.
Histórico
A ONRTDPJ é uma plataforma eletrônica nacional que reúne os cartórios de RTDPJ de todo o país e oferece, por meio digital, os mesmos serviços prestados nas serventias físicas, com diversas integrações e tecnologias que otimizam os procedimentos.
Lançada em 2012, por iniciativa dos próprios registradores de RTDPJ, a plataforma foi inteiramente renovada há quase seis anos. De 2019 para cá, são mais de 12,5 milhões de acessos, atendendo mais de 594 mil clientes, entre pessoas físicas e jurídicas. Segundo Rainey Marinho, mais de 97% dos cartórios da especialidade oferecem os serviços de forma integrada e virtual, com toda a segurança necessária.
Fonte: Dicom TJAL