Lupa na mão e uma missão a cumprir: coletar plantas diversas em uma área de proteção permanente. Assim foi a manhã das crianças participantes da 4ª edição do Botânico Mirim que fizeram, nesta quarta-feira (22), uma coleta de material botânico no Parque do Horto, aprendendo na prática a função de um biólogo botânico.
Em uma trilha cheia de diversão, os pequenos se encantaram com a vegetação da Mata Atlântica, aguçando a curiosidade e construindo esse aprendizado conjunto. Para Maria Luiza, de 11 anos, a aventura ganhou forma quando percebeu a vida presente em cada lugar que observava.
“A parte mais legal foi encontrar insetos nas folhas e animais entre as árvores”, afirmou Luiza.
O colega de equipe, Matheus dos Santos, 10 anos, também gostou da atividade de coleta. “A gente achou várias plantas e conheceu tipos diferentes de árvores, foi muito interessante”, compartilhou.
A atividade integrou a programação do projeto do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL), conduzido pelo Herbário MAC. A consultora ambiental, Karol Bonfim, destacou que a ação reforçou esse contato com a flora e com os conhecimentos da botânica.
“Foi um processo muito divertido. Junto às crianças, nós coletamos, prensamos e o material coletado será levado ao Herbário MAC para dar continuidade às atividades. Além disso, elas aprenderam sobre biomas e o que são áreas protegidas”, afirmou a especialista.
Sobre o projeto
O Botânico Mirim é um projeto realizado pelo Herbário MAC (Maceió) do IMA/AL com o propósito de sensibilizar e incentivar boas práticas ambientais desde a infância, contemplando crianças de 8 a 12 anos. Com duração de três meses, o projeto conta com diversas atividades lúdicas e imersivas com o objetivo de preparar uma geração mais interessada na preservação do meio ambiente.
Fonte: Ascom IMA/AL